O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (Patriota) foi eleito para ser o indicado do Legislativo, nesta quarta-feira (16), para ocupar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
A eleição de Josué foi unânime, assim como a sua eleição para presidente da Casa para o biênio de 2019 e 2020, quando o deputado recebeu o apoio dos deputados, à época, novatos e também dos mais experientes.
Josué disse que ficou muito feliz com a confiança dos colegas e destacou que é a primeira vez que o Parlamento indica alguém para a vaga na TCE.
“É uma alegria imensa pela primeira vez um deputado ser escolhido pela própria vaga da Assembleia Legislativa. Isso quer dizer que desde 1988 com a Constituição vigente não havia a escolha de um deputado para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas, sendo essa vaga de indicação do próprio parlamento, então, são 32 anos que não acontecia exatamente isso”, disse o parlamentar.
Josué também ressaltou que espera contribuir com qualidade para o TCE-AM. “Se for para chegar lá para contribuir, sugerir, para debater, para ver de que forma os serviços do TCE podem ser melhorados, eu estarei contribuindo junto com os demais conselheiros daquela Corte”, destacou Josué Neto, que também se sentiu surpreso com os 23 votos que recebeu dos colegas deputados para o cargo de Conselheiro da Corte de Contas.
Durante a votação, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) afirmou que Josué Neto é a pessoa mais preparada para a vaga de Conselheiro no TCE-AM.
“Essa vaga é do Poder Legislativo do Estado Amazonas, dessa forma vejo como economista, como presidente de várias legislaturas e que estará dando qualidade, e sobretudo esse nome foi construído de forma democrática, participativa e o senhor está preparado para o cargo de Conselheiro do TCE”, disse o deputado Sinésio Campos.
Histórico
Para os deputados Serafim Corrêa (PSB), Fausto Jr. (MDB) e Wilker Barreto (Podemos), a votação para Conselheiro do TCE-AM é um dia histórico para o Poder Legislativo, pois revela o momento de independência da Assembleia Legislativa.
“Vossa excelência é um protagonista de um dia histórico para Assembleia. Eu acredito que com a experiência que vossa excelência tem como administrador da coisa pública e a capacidade que vossa excelência tem como economista, como uma pessoa que tem conhecimento in loco do interior do Estado onde nós temos mais dificuldades do controle de contas, por isso, eu fico muito seguro de votar em vossa excelência porque tenho certeza que será um grande conselheiro”, disse o deputado Fausto Jr.
Suplente
Com a ida de Josué para o TCE-AM quem deve assumir a vaga dele na Assembleia Legislativa do Amazonas é o recém eleito vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros.
TCE
Josué deverá assumir a vaga no TCE a partir da vacância do cargo de algum dos dos conselheiros que estão prestes a se aposentar. A previsão é que sua posse ocorra até abril.
Trajetória
O deputado estadual Josué Cláudio de Souza Neto é um dos mais jovens gestores da política amazonense e brasileira. Nascido na cidade de Manaus, no dia 1º de maio de 1975, Josué Neto é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Josué Neto foi eleito para seu primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Manaus, em 2005, ainda no mandato de vereador de Manaus, Josué Neto foi eleito em 2006, deputado estadual e passou a compor a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, como 2º Secretário e, nos anos subsequentes assumiu os cargos de Corregedor, Vice-líder do Governo do Amazonas, 3º Vice-presidente. Reeleito em 2010, manteve sua atuação positiva no Parlamento e no ano de 2013 assumiu a presidência do Poder Legislativo.
Nas eleições de 2014 foi reeleito para o terceiro mandato estadual, e ao assumir, também foi reeleito presidente da Casa para o biênio 2015-2016. Em 2018, foi reeleito para o quarto mandato e no mesmo ano teve atuação fundamental e se destacou como parlamentar e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Em 2019, foi eleito presidente da Casa Legislativa para o biênio 2019-2020.