O ex-governador José Melo (Pros), cassado por compra de votos, surgiu como grande sensação no evento de lançamento da pré-candidatura do também ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), na manhã do último sábado, no Rancho Sertanejo. Tratado como celebridade e afagado de todos os lados, inclusive por Amazonino, José Melo já foi chamado de “menino de recado” pelo “Negão” que, na ocasião, negou apoio ao então candidato ao Governo do Estado José Melo. Agora, Melo se revela uma das estrelas da chapa encabeçada poe Amazonino, como pré-candidato a deputado estadual.
APOIO A BRAGA
A declaração foi dada por Amazonino na campanha das eleições de 2014, durante um evento no Dulcila’s Convenções, realizado para o anúncio do apoio de Amazonino a Eduardo Braga, principal opositor de José Melo naquele ano. O “Negão” disse que José Melo era menino de recado e que o Amazonas não poderia ser entregue a quem leva o recado, mas a quem efetivamente dá o recado que, no caso, seria Eduardo Braga (MDB).
ATHUR FOI ALIADO
O pré-candidato ao Senado Arthur Neto (PSDB) também direcionou afagos a José Melo no evento de sábado, com a diferença de que foi aliado de Melo naquelas eleições. Em 2014, quando era prefeito de Manaus, afirmou que seria cabo eleitoral de Melo, em evento no qual seu partido, o PSDB, formalizou apoio ao então candidato ao governo, que acabou vencendo as eleições no segundo turno, contra Eduardo Braga.
MAS TAMBÉM TROCOU FARPAS
Já como governador do Estado, José Melo trocou farpas com o então prefeito Arthur Neto. Um dos motivos foi o corte do Governo do Estado em subsídios do transporte coletivo. À época, prefeito e governador se desentenderam publicamente, com ataques mútuos nos meios de comunicação. No sábado, entretanto, Arthur reafirmou seu apreço ao governador cassado. “Não nego minhas amizades. Sou amigo fraterno e querido do governador José Melo”, disse o tucano.
REPASSE PARA ITACOATIARA
Para minimizar os efeitos da forte chuva que causou estragos em Itacoatiara neste domingo (8), o governador Wilson Lima (UB) anunciou, nesta segunda-feira (9), o repasse de R$ 1,1 milhão ao município para subsidiar as ações da prefeitura. A chuva de domingo prejudicou aproximadamente 800 famílias e causou estragos em várias áreas do município, alagando ruas e residências. A AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, chegou a ficar intrafegável pelo efeito das águas e por conta de veículos que atolaram na estrada.
LEWANDOWSKI EM MANAUS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski vai estar em Manaus para o Fórum Internacional de Controle, que será realizado pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), nos dias 18 e 19 de agosto. O evento disponibilizará 170 vagas presenciais, além de contar com a transmissão pelas redes sociais oficiais do TCE, com direito a certificação aos inscritos.
SEMED SE REÚNE COM BID
Tendo na pauta a revisão de carteira do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), a Secretária Municipal de Educação, Dulce Almeida, se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro atende aos anseios do prefeito David Almeida (Avante) de colocar a Educação Básica de Manaus em primeiro lugar nacional, a exemplo do que fez com a Atenção Básica de Saúde.