Itacoatiara passa por diagnóstico epidemiológico

Desde o início da segunda onda da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, alguns municípios entraram para um plano emergencial de enfrentamento a Covid-19. Até hoje já são 11 cidades que fazem parte do radar técnico do governo federal. Ou seja, são municípios polos definidos por sua localização geográfica e por apresentarem uma melhor infraestrutura, servindo de referência para as cidades vizinhas.

Itacoatiara, município que está a 269km de Manaus, passa a integrar o rol de cidades com diagnostico epidemiológico. O plano tem como meta apontar as medidas estratégicas que devem ser adotadas nos municípios que possuem, ou não, casos da variante P.1 através de uma análise técnica, como forma de prevenção de contágio.

A comitiva, composta por técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), avaliou desde a logística de transporte, armazenamento e distribuição do oxigênio, até questões centrais, como a situação das unidades de saúde, organização dos fluxos de recebimento dos pacientes de Covid-19, necessidade de implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e atenção neonatal.

O relatório final do diagnóstico, com todas as indicações de ações e competências – federal, estadual e municipal – será entregue ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As medidas serão incorporadas ao plano macro em elaboração para o enfrentamento da Covid em todo o interior.

Além de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Tefé estão sendo avaliadas pelo plano emergencial.

Foto: Rodrigo Santos/Secom