Israel Paulain convoca a Nação Vermelha e Branca para construir a vitória até o festival

Desafio foi lançado no primeiro ensaio dos bumbás com a presença de itens campeões

Um sambódromo lotado viu o 1º Ensaio dos Bumbás, neste sábado(25) com a festa tendo terminado já na madrugada do domingo. O sentimento que permeou o discurso de organizadores, artistas e torcedores, foi a retomada do título do Festival de Parintins. Clima que pode ser resumido pela declaração do apresentador Israel Paulain, no fim da apresentação. “Hoje, o Boi Garantido anuncia: todos nós, guerreiros da baixa (do São José), irmanados, vamos para vitória no bumbódromo”, bradou Israel.


Alegria e empolgação eram sentimentos convergentes entre os protagonistas de vermelho no Sambódromo. Um show de três horas, que já começou apoteótico. David Assayag, o rei, e Leonardo Castelo, o levantador oficial da Batucada, chegaram com um repertório de toadas consagradas. De Pátria Indígena, do compositor Ronaldo Barbosa Júnior, do ano passado, a Lamento de Raça, do inesquecível Emerson Maia, a temperatura do show se manteve alta nos 90 minutos da primeira parte da programação encarnada.

Momento de destaque do show, a participação do amo-do-boi, João Paulo Faria. Versos de João Paulo saudaram o povo, exaltaram o boi Garantido e cutucaram o contrário. Como personagem importante do auto-do-boi, história que deu origem às apresentações de boi-bumbá, o amo-do-boi encarnado assinou a participação na noite, como sempre tem feito, desde que assumiu o papel oficial, em 2022.

“Meu boi tem cheiro de povo. Promessa feita a são João…Temos uma só história, honramos a tradição. Só ele nasceu na ilha e é o maior campeão. Canta bem alto, galera, pro nosso boi do povão”, versou João Paulo.

Sabá e Israel

A parte final da noite do Garantido, na programação da festa, foi comandada pela dupla Sebastião Júnior e Israel Paulain. O público está acostumado com a apresentação casada dos dois, mas a tietagem nunca para. Do assédio carinho de fãs assim que saem do camarim até a avalanche de selfies, no palco, feitas com aparelhos dos próprios espectadores, que Sabá e Israel fazem com uma gentileza sem medida, a interação dos dois artistas encarnados com o público é o tempero da apresentação.
Notas de emoção ressaltam o aroma festivo, quando essa dupla está no palco. A apresentação começou com Flor de Tucumã (Emerson Maia) com direito a coro da plateia, ao som de violino e Israel fazendo a contagem que chama a entrada da Batucada. O repertório incluiu sucessos, mas apresentou três das catorze toadas de 2023, do álbum “Garantido por toda vida”, lançado na semana passada.

Ontem, o público ouviu, pela primeira vez, ao vivo, as toadas Festejo de Amor (Gaspar Medeiros, Rodrigo Yoshi e Ma Medeiros), Invencível (Vanderlei Alvino, João Miranda e Aline Resk) e Treme Terra (Gaspar Medeiros, Cíntia Mesquita e Domingos Barbugian).

Batucada

A base rítmica do boi Garantido é sempre um show à parte. A Batucada ecoa na reação das pessoas quando a primeira batida do surdo avisa que os camisas encarnadas chegaram. Este ano, a coordenação geral da Batucada em Manaus, de Clemilton Pinto, vai trabalhar com 110 batuqueiros, dos quais, setenta serão selecionados para irem à Parintins se unir ao núcleo da ilha e formar o conjunto que vai tocar na arena do Bumbódromo, no Festival Folclórico.

Este ano, a matemática está favorável para os batuqueiros. De trinta e poucas toadas, ano passado, para catorze, as composições oficiais, ficará mais fácil ensaiar e aprender os detalhes de arranjo. A toada tema deste ano , “Garantido por toda vida” (Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy) , tem toques de maracatu se mesclando à tradicional batida forte da Batucada. Missão para os batuqueiros de Manaus, sob a batuta de Francisnaldo Pinheiros, coordenador musical da Batucada, na capital.

Itens campeões

O bolo do Garantido tem várias cerejas. Ontem, vieram algumas delas. Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga, entrou chamada por Israel Paulain de “a cunhã dos povos originários”. Nada melhor combinado do que entrar no palco sob a execução da toada “Isa-a-bela” (Paulinho Du Sagrado) para mais uma apresentação marcada pela performance coreográfica da cunhã.

A estreante Lívia Cristina foi recebida com carinho pelo público. Em junho deste ano, ela vai carregar o estandarte do Garantido pela primeira vez. Pela postura, simpatia e segurança no palco, e até fora dele, mostra que tá ciente e focada na missão de defender o item 5 no Festival.

Adriano Paketá entrou sob a descrição de Israel como sendo “cênico, coreográfico, nativo e originário”. Quem o vê em suas apresentações parece que, realmente, ele está sempre defendendo o item 12 na arena do Bumbódromo. Concentrado e focado no simbolismo que seu item detém, não foi diferente nesse evento de início de temporada. É só rever as imagens captadas por centenas de celulares dos expectadores vermelhos, mas os de azul também.

O boi de pano, astro maior do céu vermelho, chegou no meio do povo. Alardeado pelos cavalinhos da vaqueirada, chegou, evoluiu e encantou. Embaixo, o tripa substituto, José Raimundo “Batista”. A atração que o personagem principal de todo esse conto folclórico representa exerce sobre as pessoas, em especial nas crianças, já é parte integrante dos shows. Tirar uma foto junto, tocar, acariciar, sentir o fino tecido branco, formam a parte do roteiro destinada aos torcedores.

Os grupos de dança e torcida

Quem vai acompanhar a temporada do Garantido, em particular nos Currais, tem que atentar para o palco no quesito dançarinos e dançarinas. O corpo de dança do boi, em Manaus, é dividido por três grupos: Garantido Show, Cia Ágata (Presidente Figueiredo) e Somos Um Show.

Os três grupos completaram o palco, junto com a Batucada e a banda oficial, durante as três horas de apresentação. Trinta dançarinos e dançarinas ocuparam o palco.

O Comando Garantido foi o responsável pelo cenário vermelho e branco da plateia. Bandeiras e outros adereços foram usados pela torcida oficial do Garantido mantendo a movimentação do público sem pausa. São esses jovens que materializam o seu amor como torcedor em forma organizada e permanente. Anotem também este nome, como parte do show, o Comando
Garantido.

Organização do evento

O Movimento Amigos do Garantido (MAG), responsável pela organização do evento, já prepara o primeiro ensaio exclusivamente vermelho e branco. É no dia 8 de abril, também no Sambódromo.

O calendário dos ensaios já está definido. Confira:
08/04 – Sábado – Curral do Boi Garantido
22/04 – Sábado – Curral do Boi Garantido
13/05 – Sábado – Curral do Garantido
03/06 – Sábado – Feijoada do MAG
16/06 -Sexta-feira – Curral do Garantido
24/06 – Sábado – Encerramento com os dois Bois
08/07 – Festa da Vitória (na certeza de que o Garantido vai terminar o mês de junho com o 33º título)