Ipem descobre ‘gatos’ da Amazonas Energia. A denúncia foi feita pelo diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/Am), Márcio Brito, durante sessão da CPI da Energia, na sexta-feira (12/2).
Ipem descobre ‘gatos’ da Amazonas Energia.
Segundo o denunciante, os medidores que foram instalados estavam todos ‘engatilhados’, marcando um consumo maior do que o real, consequentemente, aumentando a fatura.
O instituto fiscalizou um total de 25 mil equipamentos e, na maioria dos casos, foi constatado que o registro marcava o dobro do que deveria ser anotado.
Segundo Brito, isso aconteceu depois de muita reclamação da população, que não acreditava que a medição feita nos contadores expressava a realidade. “Todos afirmavam que não estavam gastando o tanto de energia cobrado”, disse Brito.
Medidores digitais
A desconfiança começou quando a concessionária começou a trocar todos os antigos ‘contadores’, por medidores digitais, até culminar com a abertura da CPI.
Segundo o executivo, nesse caso, o laudo que vale é o dos técnicos do Ipem e não o da Amazonas Energia. O Ipem é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para realizar a medição.
“Essa medição define se os medidores de energia estão marcando corretamente ou não”, completou Márcio Brito.
Participaram da sessão vários deputados na reunião itinerante da CPI, que ocorreu no bairro Alvorada II, zona Centro Sul.