Em segundo e terceiro lugares ficaram Uninorte e Ufam, respectivamente
A equipe masculina de basquete da Universidade Nilton Lins garantiu o mais alto lugar do pódio na etapa amazonense dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023. A partida, jogada contra a equipe do Centro Universitário do Norte (Uninorte), foi bastante acirrada e teve como palco o CCA do Dom Pedro, localizado na rua Washington Luís, n° 111, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Organizada pela Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), os duelos da modalidade foram chancelados pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam).
Com a “casa cheia”, as duas melhores equipes da competição protagonizaram uma disputa de tirar o fôlego. No primeiro período a partida começou bastante equilibrada, com poucos ataques de ambas os times. Ao fim do tempo, o placar parcial era de 30 a 12 para a Uninilton Lins.
Em seguida, no segundo e terceiro períodos, as equipes começaram a se movimentar mais, dando ritmo intenso ao jogo. Ao fim do terceiro quarto, Uninilton Lins ainda liderava o placar por 57 a 48.
No último período, a Uninorte pressionou a adversária, conseguindo ficar a uma distância de cinco pontos, mas acabou sendo contida. No fim do duelo, o placar ficou 84 a 73 para a Uninilton Lins, que garantiu o ouro de forma invicta na competição.
Bronze – O terceiro lugar ficou com a equipe da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que fez uma partida bastante disputada contra a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Com parciais de 20 a 12 no primeiro período; 36 a 25 no segundo; e 48 a 35 no terceiro, a disputa foi decisiva no quarto e último tempo da partida, finalizado por 62 a 53 para a Ufam, que conquistou o bronze e uma vaga no pódio da competição.
Vaga nacional – Com a vitória, a equipe masculina da Uninilton Lins e o time feminino da UEA, único inscrito na competição, garantiram a vaga para representar o Amazonas na etapa nacional dos JUBs, que será realizado no mês de outubro, em Joinville, Santa Catarina.