Manaus

Investimentos fortalecem Guarda Municipal e impulsionam economia em Manaus

Para o prefeito, as medidas fazem parte do compromisso de proporcionar uma cidade mais segura e justa para todos os manauaras

Reestruturação da Guarda Municipal de Manaus

A Prefeitura de Manaus, sob a gestão do prefeito David Almeida, anunciou um investimento de R$ 10 milhões na reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Esse montante, proveniente de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, será destinado à aquisição de 22 novas viaturas, incluindo modelos Mitsubishi e Toyota Yaris, além de armamentos como metralhadoras, escopetas e pistolas.

Ampliação do efetivo e capacitação

Além dos equipamentos, a administração municipal realizou um concurso público que aprovou 226 novos guardas municipais, elevando o efetivo de 50 para 276 agentes. O prefeito destacou a importância dessa ampliação para a segurança da cidade e anunciou a convocação de mais 130 guardas até o final do ano, com previsão de um novo concurso para 500 agentes em 2025.

Desenvolvimento socioeconômico e geração de empregos

No âmbito econômico, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) inseriu mais de 18 mil pessoas no mercado de trabalho nos últimos três anos por meio do Sine Manaus. Programas como o “Sine Qualifica” e o “Semtepi Itinerante” aproximaram as comunidades das ofertas de emprego e qualificação profissional.

Perspectivas futuras para segurança e economia

Para o período de 2025 a 2028, a prefeitura prevê ampliar a Ronda Ostensiva Municipal. Também criará novas bases da Guarda Municipal nas zonas Leste, Oeste e Centro-Oeste. Além disso, reformará o Centro de Atendimento ao Turista na Ponta Negra. No setor econômico, lançará o edital “Mais Inovação 2025”. Outra meta é fortalecer a economia solidária e criativa. Por fim, promoverá cursos de qualificação profissional e empreendedora.

Fotos – Arquivo / Semcom

Leia também