Durante o segundo dia do Brazil Investment Forum 2021 (BIF), evento realizado on-line, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, ao vivo, do painel “Estados Brasileiros: Oportunidades de Investimento Local”, que reuniu apresentações de diversas unidades federativas. Na ocasião, foi apresentado o vídeo institucional feito exclusivamente para o BIF, com destaque para projetos em andamento na área da Zona Franca de Manaus (ZFM), incluindo as ações diretas da Suframa e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e, também, as tratativas do projeto Amacro.
O painel foi transmitido em português e inglês, de forma a atender ao maior número de espectadores. Cada estado brasileiro apresentou seus potenciais de investimento, tal qual a Suframa, que buscou destacar as oportunidades ofertadas pelo modelo Zona Franca de Manaus e os diferenciais da região, em especial quando se trata de desenvolvimento regional, sustentabilidade e bioeconomia.
Conforme o regulamento do BIF 2021, foi permitido aos espectadores o envio de perguntas, sendo apenas uma feita durante a apresentação ao vivo. O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, respondeu sobre incentivos fiscais para produtos fabricados a partir de matéria-prima de origem amazônica, e afirmou que “a Suframa tem buscado políticas públicas que colaborem para espraiar o desenvolvimento e as riquezas para toda a região da área de influência da Autarquia. Uma dessas maneiras é por meio da bioeconomia, outra é pela utilização de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). As formas de se fazer isso são, muitas vezes, trabalhando os marcos legais. Vocacionada para a matéria-prima regional temos a resolução deste ano do Conselho de Administração da Suframa que permite a isenção fiscal de IPI, em toda a Amazônia Ocidental, para empresas que utilizem matéria-prima regional nos seus produtos. Essa é uma janela de oportunidades para atração de investimentos, geração de empregos e renda, para melhoria da qualidade de vida da nossa população e para esse desenvolvimento da região e distribuição da riqueza”.
Interação
O Brazil Investment Forum 2021 é o maior evento de atração de investimentos da América Latina. Organizado pela Apex Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo governo federal brasileiro, a edição deste ano é realizada de forma on-line e deve atrair representantes de 87 países, entre organizações públicas e privadas que têm interesse em investir no País.
A participação da Suframa no BIF está principalmente ligada ao seu estande virtual, no qual estão disponíveis 27 projetos ativos na área de abrangência da Autarquia, e aos contatos diretos realizados por interessados em conhecer mais do modelo ZFM. A equipe técnica da Suframa destacada para dar suporte ao longo do evento tem interagido com representantes institucionais públicos e privados, nacionais e internacionais, que demonstram interesse em ter mais informações acerca dos incentivos ofertados pelo governo federal na região amazônica, bem como agendar reuniões (inclusive por meio de videoconferência) para aprofundar a interlocução e prospectar potenciais investimentos. O estande virtual da Autarquia pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/3p6Na45.