Indígenas da zona urbana são vacinados contra a Covid-19. Desta vez, os indígenas da Comunidade Unindo Etnias, no bairro Tarumã, zona Oeste, receberam o imunizante.
Indígenas da zona urbana são vacinados contra a Covid-19.
A equipe itinerante da área de saúde do poder público municipal esteve, nesta quinta-feira (17/2), na Comunidade indígena Unindo Etnias, no bairro Tarumã.
Essa foi mais uma etapa da programação para a vacinação contra a Covid-19 em toda a Manaus.
Os vacinadores levaram a primeira, segunda e terceira doses para o público de 12 anos ou mais, além de vacinas para as crianças de 5 a 11 anos.
Indígenas da Unindo etnias recebem vacinação contra a Covid-19
A Comunidade Unindo Etnias reúne 18 diferentes etnias, que se concentraram ali para estabelecer um convívio comunitário nos moldes das populações indígenas.
O poder público vem fazendo o acompanhamento da comunidade não só na área de vacinas, mas em todas as demais áreas de saúde.
Mesmo sendo de difícil localização, a equipe de saúde não tem medido esforços para manter a presença na comunidade.
Segundo Isabel Hernandes, enfermeira e chefe da equipe, a comunidade sempre foi assistida na área de saúde, sendo esta mais uma etapa de atenção aos indígenas.
No entanto, o poder público municipal sempre esteve presente, firmando uma parceria que já vem de algum tempo.
A opinião é de Luiz dos Santos, cacique da comunidade, da etnia Kokama. Para ele, já se tornou uma parceria o relacionamento da aldeia com a área de saúde.
Amazonas vacinou 68,4% da população indígena
Segundo dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), 74.680 indígenas do Amazonas já foram imunizados contra a Covid-19.
Desse total, 64.526 indígenas já completaram o ciclo vacinal.
Até o momento, o Amazonas já vacinou 68,4% do total da população indígena concentrada no estado.
Em toda a Região Norte, já foram vacinados com as duas doses, 159.837 indígenas, correspondendo a 68,6% dos povos da floresta da Amazônia brasileira.
Fonte: Semsa