Importação de insumos para o Setor Primário é pauta de Sinésio Campos

Iniciando o 2° Semestre dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), se pronunciou sobre a Sessão Especial de sua autoria que vai comemorar os 30 Anos do Internato Rural da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O objetivo do Internato no interior é contribuir para a formação de profissionais tecnicamente capacitados para a promoção da saúde, para a gestão do cuidado em saúde e para a resolução crítica e criativa dos principais problemas de saúde da população, respeitando suas crenças e valores culturais e assim também contribuir para transformação da realidade configurada pelos determinantes sociais do processo saúde/doença.

Atualmente, o Internato atua apenas na Região Metropolitana de Manaus (Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo) e nos municípios onde há campus da Ufam (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins).

Outra pauta também abordada pelo parlamentar foi a Audiência Pública de sua autoria que debaterá a utilização do farelo de soja, casca de soja, milho, caroço de algodão, farelo (cuim) de arroz e fertilizantes em atividades agropecuárias no estado do Amazonas.

Vereadores e trabalhadores da produção rural do município de Itacoatiara procuraram o deputado Sinésio, solicitando ajuda e alegando a recusa do Grupo HAMAGGI na venda de farelo e da casca de soja para os produtores rurais dos municípios do Amazonas. Um grupo trabalha para que o Grupo HAMAGGI possa reter e vender em território Amazonense, produtos e subprodutos de soja, milho e casquinha de soja, que vise atender a demanda dos criadores Amazonenses, o que dará maior dinamismo as cadeias produtivas do setor primário no Amazonas.

O deputado relatou que no dia 5 de agosto, às 10h, na Delegacia da Receita Federal do Brasil, irá ocorrer uma reunião técnica com a participação dos principais órgãos e entidades como a Secretaria de Estado de Produção de Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), Prefeitura e Câmara de Itacoatiara que debaterão sobre o assunto.

“Mesmo no recesso parlamentar continuamos trabalhando e buscando sempre o desenvolvimento do povo Amazônida como fortalece o Setor Primário dos municípios e fomentar a economia de todo nosso Amazonas. Homenagear sempre boas causas como comemorar através de Sessão Especial os 30 Anos do Internato Rural da Universidade Federal do Amazonas sempre será característica do nosso mandato” disse Sinésio.