O guia é voltado para todos os profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente com o processo de transfusão sanguínea
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) lançou na terça-feira (12/09), a primeira edição do Manual de Transfusão Sanguínea, que contém orientações sobre melhores práticas de administração dos componentes do sangue e condução segura de transfusões sanguíneas.
O manual começou a ser elaborado em 2022 pelo Comitê Transfusional do Hemoam e foi estruturado com base em referências nacionais e internacionais sobre transfusão de sangue, considerando o rigor técnico e protocolos de excelência.
Para a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o manual reitera um compromisso do Hemoam com a segurança transfusional em todo o Estado. “Nosso compromisso com a excelência na promoção da saúde é contínuo. A transfusão sanguínea ajuda a salvar vidas todos os dias, mas para isso precisamos seguir com cautela todos os procedimentos necessários para evitar quaisquer intercorrências”, pontuou.
Para o diretor-técnico do Hemoam, Sérgio Albuquerque, o manual levará à rede hospitalar mais conhecimento a respeito da segurança transfusional e todos os profissionais envolvidos em processos de transfusão. “Esse conhecimento permite evitar transfusões desnecessárias, excesso de transfusões, reduz custos e aumenta a segurança transfusional do paciente, que é o principal”, explicou.
Segundo o diretor-técnico, o manual conta com informações para todos os profissionais de saúde que lidam com a transfusão de sangue e deverá ser revisto anualmente.
Entre os direcionamentos importantes do documento constam orientações sobre manejo do sangue no paciente, hemocomponentes, indicações e protocolos de transfusão para diferentes patologias, complicações pós transfusão e outros tópicos.
O material já começou a ser disponibilizado para todas as agências transfusionais e profissionais de saúde do Estado.
FONTE: HEMOAM
FOTOS: Leonardo Mota/HEMOAM