Hegemonia do grupo formado por David e Wilson embola escolha de vice

A abrangência cada vez maior do grupo político criado pelo prefeito David Almeida (Avante) e pelo governador Wilson Lima (UB), apesar de fortalecer a aliança, também tem seus percalços. Um deles envolve as candidaturas ao Senado e a escolha do vice para compor a chapa de reeleição de Wilson. Conforme informações obtidas pelo Blog do Hiel Levy, o PL, do presidente Jair Bolsonaro e do ex-senador Alfredo Nascimento, está novamente reivindicando o direito de escolher o vice na chapa do governador, ponto que já havia sido pacificado entre os subgrupos que compõem a superaliança formada pelo prefeito e pelo governador.

CHICO PRETO É O PIVÔ

O pivô da disputa, segundo Hiel Levy, é a candidatura ao Senado de Chico Preto (Avante), que cria entrave à candidatura de outro figurão do supergrupo, o Coronel Alfredo Menezes (PL). A lógica do PL é que, se o Avante pode lançar candidatura ao Senado, rivalizando com o candidato do partido do presidente, a escolha do vice pode ser do partido de Bolsonaro, cujo grupo no Amazonas também está apoiando a candidatura do governador até agora.

ESCOLHA SALOMÔNICA

A situação dificulta ainda mais a escolha salomônica do prefeito David Almeida, que já declarou ser a mais difícil de sua vida e que tem pedido a Deus a sabedoria de Salomão. Uma solução seria convencer Chico Preto a ir a Brasília, mas como deputado federal, e deixar Menezes como o único candidato ao Senado do grupo. Afinal, e aqui vai a opinião do REBOJO, nem Chico nem Menezes entram na disputa ao Senado com chances reais de abalar a verdadeira disputa, que se dará entre Arthur Neto (PSDB) e Omar Aziz (PSD).

CONVÊNIOS DE MILHÕES

Totalizam R$ 133 milhões os dois convênios assinados nesta sexta-feira (1º) pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. A parceria vai permitir a construção do complexo viário da rotatória do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, e do parque Gigantes da Floresta, no Novo Aleixo, ambos na zona Leste. O complexo viário promete resolver a situação caótica do trânsito naquela área da cidade. Ao todo, serão 25 mil metros quadrados de construção, quatro alças e 16 movimentos diferentes dentro do viaduto.

RESOLUÇÕES SOBRE O VALE DO JAVARI

Terminou nesta sexta-feira (1º) a diligência da Comissão Externa da Câmara dos Deputados e da Comissão Externa do Senado Federal no Vale do Javari. Entre as resoluções tomadas estão a cobrança providências do Ministério da Justiça e do suporte da Força Nacional para ampliar as ações e as investigações na região. Também serão encaminhados ofícios aos órgãos que compõem a Força Tarefa que se instalou no Vale do Javari, solicitando cópias de inquéritos que possam auxiliar nos trabalhos das Comissões Externas.

RESOLUÇÕES SOBRE O VALE DO JAVARI 2

As Comissões Externas parlamentares também irão elaborar um relatório detalhado com todas as denúncias, que será encaminhado ao Ministério Público, além de cobrar que as investigações das mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, bem como a de Maxwell Souza, outro servidor da Funai assassinado em 2019 na região, estejam relacionadas aos casos de crimes ambientais. Um pedido de exoneração do atual presidente da Funai também foi aprovado pela diligência.

COMBATE A ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi eleito vice-presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que coordena os Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) de todo o País. A eleição aconteceu na quarta-feira (29), durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), realizada em Vitória, Espírito Santo.

CASA DO JAZZ

Com ambientes “instagramáveis”, a Casa do Jazz reabriu nesta sexta-feira (1º), em nova edição, e funcionará até o dia 31 de julho, no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, com várias atividades imersivas para divulgar a 10ª edição do Amazonas Green Jazz Festival, que acontecerá entre os dias 22 e 30 de julho, com mais de 40 artistas nacionais e internacionais. O local abriga um Jazz Club, que reproduz os clubes de jazz de Nova York e vai funcionar diariamente, das 9h às 21h, com entrada gratuita.