Guia de prevenção contra o HPV será distribuído nas escolas municipais. Objetivo é alertar os adolescentes sobre os riscos e prevenção do Papilomavírus Humano (HPV).
Guia de prevenção contra o HPV será distribuído nas escolas municipais.
O guia, intitulado “Diga Sim à Vacina contra O Papilomavírus Humano (HPV)”, produzido pela enfermeira Marília Muniz, foi lançado nesta quinta-feira (3/3).
O Lançamento foi na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon),marcando a abertura do movimento “Março Lilás”.
O “Março Lilás” alerta a população sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
O guia faz parte de um projeto-piloto. A princípio, foram produzidas 2 mil cartilhas em língua portuguesa e 500 em língua espanhola.
Após a distribuição do material nas unidades de ensino, a autora do guia ministrará um curso para os professores sobre o conteúdo das cartilhas.
O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, esteve presente ao lançamento e considera que o material levará diretamente aos jovens, em sala de aula, um conteúdo importante de prevenção.
Para ele, esse é um trabalho que precisa ser desenvolvido com o maior cuidado para que, de fato, seja feita uma conscientização real aos estudantes.
A importância da vacinação contra o HPV deve ser encarada com a mesma seriedade como são encaradas outras campanhas de imunização, como influenza ou da Covid-19, defendeu.
“Se a ciência oferece essa solução, temos que utilizá-la”, justificou o secretário.
Segundo o presidente da FCecon, Gerson Mourão, a parceria entre a Saúde e a Educação é necessária, porque a melhor forma de tratar qualquer doença é através da prevenção.
O “Março Lilás”, em sua opinião, é marcado por um movimento histórico, porque só se pode erradicar o câncer se for pela via da educação.
Essa educação passa pela vacinação contra o câncer de colo de útero, concluiu.
O Guia
Nas próximas semanas, o material começa a ser distribuído nas unidades de ensino municipal, entregue diretamente aos professores.
O material será utilizado durante as aulas de ciências aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Fonte: Semed