Em um mundo fictício pós-guerra, quatro imigrantes saem à procura de refúgio em uma espécie de Terra Prometida. Esse é o enredo do espetáculo “O Morro do Bode Selvagem”, do Grupo Jurubebas de Teatro, que está em cartaz por meio do projeto “O Morro do Bode Selvagem em Temporada” no Buia Teatro (Rua Dona Libânia, 300, Centro). A última apresentação do circuito acontece nesta sexta (28), com sessões às 15h e 19h30 sob entrada franca. A temporada, que iniciou com uma apresentação na última segunda (24), ocorre após a repercussão positiva do espetáculo no XVII Festival de Teatro da Amazônia, onde venceu os prêmios de “Melhor Dramaturgia” e “Melhor Cenário”.
Com direção de Felipe Maya Jatobá, a peça transporta o público para um mundo onde os sonhos dos imigrantes passam a ser compartilhados diretamente com o espectador. “A gente utiliza uma metáfora para falar dos problemas que a gente enfrenta todos os dias, a eterna busca pela felicidade frente aos problemas sociais de uma cidade como Manaus”, comenta Felipe.
O espetáculo tem como base uma série de entrevistas realizadas pelo grupo com imigrantes vindos dos países da Síria, Venezuela e Haiti, que contribuíram para a narrativa da peça. “A peça provoca os instintos humanos de sobrevivência, de luta pelo seu território e mexe com tudo aquilo que vem à mente quando pensamos no que seríamos capazes de fazer para alcançar a ‘felicidade plena’”, afirma Robert Moura, indicado ao prêmio de “Melhor Ator” no XVIII Festival da Amazônia por esta obra.
Educação
O projeto “O Morro do Bode Selvagem em Temporada” nasce da ideia de aproximar pessoas da periferia da cidade de Manaus das produções artísticas realizadas para os teatros da cidade. Ao todo, quatro escolas públicas foram convidadas para acompanhar as apresentações, e seus alunos participarão de uma mediação cultural com a atriz e arte-educadora Raiana Prestes, além de conhecer o empreendimento Buia Teatro Company, um dos espaços teatrais mais completos da cidade.
As apresentações contarão com intérprete de Libras para as escolas e com o elenco estrelado por Robert Moura, Leandro Paz, Nicka e Paulo Oliveira, sob produção de Henrique Dias e Felipe Maya Jatobá. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (92) 98430-2531 ou pelas redes sociais @grupojurubebas.
Sobre o grupo
Fundado em 16 de dezembro de 2016, o Grupo Jurubebas de Teatro nasceu do desejo de compartilhar vivências e experimentar o fazer teatral tendo como motriz de sua existência as relações humanas em sociedade. Atualmente são mais de 10 espetáculos em seu repertório e um alcance de mais de 20 mil pessoas nos últimos anos.
As peças do grupo abordam temas sociais, inclusão e o teatro como experiência, além de promover a formação de novos artistas e produtores culturais com seus cursos e oficinas. “O Morro do Bode Selvagem em Temporada” foi contemplado pelo edital de chamamento público Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens/Lei Paulo Gustavo, do Conselho Municipal de Cultura de Manaus – CONCULTURA.
Foto: Márcio Oliveira
Fonte: Assessoria de imprensa