O Grêmio já tem planejamento traçado para as próximas duas semanas, quando o clube gaúcho enfrentará as primeiras decisões nas fases atuais de Libertadores e Copa do Brasil. Em entrevista coletiva ainda no domingo, após a derrota para o Corinthians, o técnico Renato Gaúcho já adiantou que utilizará time reserva no duelo com o Palmeiras, no próximo sábado, no Pacaembu, pela 11ª rodada do Brasileirão, para dar prioridade às duas competições de mata-mata. Para a Libertadores, a logística está feita sem voo fretado, algo que ocorreu durante toda a primeira fase.
Edílson e Bruno Cortez limparam a ficha e não poderão atuar contra o Verdão por receberem o terceiro cartão amarelo. De qualquer maneira, eram ausência certa. Renato Portaluppi e a diretoria gremista definiram o duelo como pontual para preservar o time titular. O calendário aponta jogo nesta quarta, às 19h30, contra o Atlético-PR, pelas quartas da Copa do Brasil, na Arena. Depois, há o compromisso com o Palmeiras, às 16h de sábado, no Pacaembu. Somente os jogadores reservas viajam para São Paulo.
– Quarta-feira joga o time principal. Sábado, descansa. Temos um jogo importante pela Libertadores. Não gostaria de poupar, sou obrigado, porque senão daqui a pouco vai estar todo mundo no departamento médico. É um desgaste maior, são partidas de 180 minutos. Temos um jogo importante na quarta, torcedor vai nos abraçar de novo. Mas depois vamos mudar a equipe para enfrentar o Palmeiras – confirmou Renato.
Até porque no domingo já há deslocamento do Grêmio para a Argentina. O Tricolor irá de voo comercial, saindo de Porto Alegre para Buenos Aires, no início da tarde. De lá, a equipe segue em outro avião para Mendoza, local do jogo com o Godoy Cruz, no próximo dia 4, pelas oitavas da Libertadores. Apesar de três viagens fretadas a Venezuela, Chile e Paraguai na primeira fase, o valor elevado para esta situação e a facilidade para chegar ao oeste argentino pesaram na escolha.
– Eu não creio que o Grêmio deva priorizar competições. Vamos poupar contra o Palmeiras por estrita necessidade física dos jogadores. Daqui a pouco, quando nos dermos conta, não vamos ter mais condições em nenhum campeonato. Vamos a São Paulo para ganhar do Palmeiras. Se perguntasse que campeonato eu gostaria de ganhar, diria o Mundial, porque daí viria a Libertadores junto e estaria muito satisfeito – comentou o vice de futebol Odorico Roman.
Para o jogo com o Palmeiras, o Grêmio pode ter nomes como Maicon, atualmente no banco, Marcelo Oliveira e Miller Bolaños, ambos em recuperação de lesão muscular. Outras figuras que apareceram bem nas últimas rodadas do Brasileirão, como Everton e Fernandinho, também devem ganhar nova oportunidade.
Com 22 pontos, o Grêmio permanece na vice-liderança do Brasileirão, agora quatro pontos abaixo do Corinthians com a derrota, mas cinco acima do Flamengo, o novo terceiro colocado. Palmeiras, Santos e Vasco completam o G-6.
Fonte: Globoesporte