O mesmo calendário que sobrecarrega os jogadores, desfalca os times e é motivo de reclamação por parte dos clubes, é aquele que permite, três dias depois, reverter uma derrota dolorida. O revés diante do Corinthians ainda repercute no ambiente gremista. Mas nesta quarta-feira, às 19h30min, na Arena, diante do Atlético-PR, o Tricolor tem a chance de reencontrar a vitória e fazer o torcedor sorrir novamente. Os dois times se enfrentam na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
“O futebol é dinâmico. Eu odeio perder, mas as coisas mudam muito rapidamente. Nós temos que esquecer o Corinthians e pensar só no Atlético”, define o lateral-direito Edílson. A lição para o confronto de ida já é conhecida dos jogadores: vencer sem tomar gols. “Nós temos que levar alguma vantagem para o segundo jogo. Temos que entrar ligados, a primeira partida decide muita coisa”, alerta Edílson.
Renato Portaluppi não deve mexer no time que perdeu para o Corinthians no domingo. Marcelo Oliveira e Bolaños estão recuperados de lesão, mas só retornam no sábado, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. No ano passado, Grêmio e Atlético-PR se enfrentaram nas oitavas de final. Em Curitiba, 1 a 0 para o Grêmio. Na volta, os paranaenses devolveram o placar, e o Tricolor, que na ocasião estreava o técnico Renato Portaluppi, se garantiu na decisão por pênaltis.
“O Atlético manteve a base do ano passado, então temos consciência de que será um confronto complicado. A gente pede o apoio do torcedor, que compareça na Arena. Isso nos estimula, ter o estádio cheio e o adversário sentindo a pressão”, acrescenta o lateral do Grêmio.
O discurso é de não priorizar nenhum competição, mas o Grêmio aposta na Copa do Brasil pela oportunidade de levantar outra taça em poucos jogos. “Faltam seis jogos para ganhar um título de novo, então está próximo. Somos os atuais campeões, sabemos jogar essa competição de mata-mata e vamos fazer de tudo para conquistá-la novamente”, finalizou Edílson.
Empolgação no adversário
O Grêmio enfrentará um adversário embalado, que vive seu melhor momento na temporada. Depois de um início claudicante no Brasileirão, o Atlético-PR enfileirou quatro vitórias consecutivas e chega com moral para o duelo pela Copa do Brasil. “Temos que estar prontos para um Grêmio forte, mas um Atlético concentrado, um Atlético bem preparado para enfrentar”, disse o técnico Eduardo Baptista.
O Grêmio bateu o Atlético na segunda rodada do Brasileiro. “Hoje, a gente vive outro momento. O Atlético é um time de raça, mas, ao mesmo tempo, um time técnico, com jogadores jovens, que busca o gol”, completou o treinador do Furacão.
Copa do Brasil – quartas de final
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Pedro Rocha e Luan; Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.
Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, M. Rosseto, L. Gonzáles, Nikão e Douglas Coutinho; Grafite. Técnico: Eduardo Baptista.
Árbitro: Flávio R. de Souza.
Local: Arena.
Início: 19h30min
Fonte: Correio do Povo