Sejusc vai atuar em parceria com FPS e Afeam nos municípios, na próxima segunda (22) e terça-feira (23/07)
O Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), estará, na próxima segunda (22) e terça-feira (23/07), nos municípios de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros da capital) para fomentar o empreendedorismo através do cadastro no Programa Crédito Solidário. A iniciativa conta com aporte de R$ 400 mil, e estima que cerca de 200 empreendedores sejam beneficiados com as linhas de financiamentos, que podem chegar até R$ 2 mil.
Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, a equipe do órgão participará das ações nas duas localidades situadas na região do Alto Solimões, selecionando mulheres aptas para o financiamento do Crédito Solidário.
“Trabalhamos com o objetivo de ampliar oportunidades para mulheres no interior do estado como política desta gestão, para incentivar a conquista da independência financeira. Nossa proposta é atuar com uma política de prevenção, para que possamos evitar novos casos de violência”, afirma a titular da pasta. “Já passamos por municípios como Itacoatiara e Parintins, onde também apresentamos os serviços oferecidos pelo Governo e articulamos parcerias para um atendimento de qualidade no interior do estado”.
Capacitação – Caroline Braz adianta que a Sejusc também fará capacitação sobre políticas para as mulheres e Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
“Vamos trabalhar com o público estimado em 40 pessoas. Serão profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e segurança”, comenta a secretária.
Cadastro – Em Tabatinga, o cadastro será realizado na sede do Centro de Treinamento Profissional Alto Solimões, localizado na avenida Pernambuco, s/nº, Vila Militar. Já em Benjamin Constant, a ação acontece na sede do Centro Municipal de Informática, na rua General Carrombert, s/nº, Centro. Nos dois locais, o cadastramento será no mesmo horário, das 8h30 às 16h30.
Os interessados deverão comparecer aos locais indicados munidos dos documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência.
O programa do Governo do Estado visa o resgate social e econômico de pessoas em situação de vulnerabilidade.