Governo renova apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia

Governo renova apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia.

Portaria do Ministério da Justiça (MJ), publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia.

 

Governo renova apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia.

A Portaria do Ministério da Justiça (MJ), publicada hoje (13) do Diário Oficial da União autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia.

De acordo com a portaria nº157, o apoio tem por meta o combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e às invasões em áreas federais “em caráter episódico e planejado”.

A medida tem validade de 180 dias, contados a partir de 12 de abril, sendo encerrada em 8 de outubro, podendo ser prorrogado, caso solicitado.

Vale ressaltar que a Força Nacional já tem uma atuação em parceria com o Instituto há mais de um ano.

 

 

Essa parceria faz parte das ações de proteção das Unidades de Conservação Federal dentro da região amazônica. O principal objetivo é deter o desmatamento, as invasões em áreas federais e a extração ilegal de minério e madeira na região.

Em outubro do ano passado, o governo federal já havia autorizado a ampliação do período das ações conjuntas entre os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente por 180 dias. A vigência da portaria expirou no domingo (11).

Além de proteção armada destinada pela portaria, a operação tem, sobretudo, dar apoio logístico aos agentes de segurança ao ICMBio, que devem por sua vez, disponibilizar a infraestrutura necessária para a realização das ações.

 

Fonte: Agência Brasil