Governo renova apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia.
Portaria do Ministério da Justiça (MJ), publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia.
Governo renova apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia.
A Portaria do Ministério da Justiça (MJ), publicada hoje (13) do Diário Oficial da União autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia.
De acordo com a portaria nº157, o apoio tem por meta o combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e às invasões em áreas federais “em caráter episódico e planejado”.
A medida tem validade de 180 dias, contados a partir de 12 de abril, sendo encerrada em 8 de outubro, podendo ser prorrogado, caso solicitado.
Vale ressaltar que a Força Nacional já tem uma atuação em parceria com o Instituto há mais de um ano.
Essa parceria faz parte das ações de proteção das Unidades de Conservação Federal dentro da região amazônica. O principal objetivo é deter o desmatamento, as invasões em áreas federais e a extração ilegal de minério e madeira na região.
Em outubro do ano passado, o governo federal já havia autorizado a ampliação do período das ações conjuntas entre os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente por 180 dias. A vigência da portaria expirou no domingo (11).
Além de proteção armada destinada pela portaria, a operação tem, sobretudo, dar apoio logístico aos agentes de segurança ao ICMBio, que devem por sua vez, disponibilizar a infraestrutura necessária para a realização das ações.
Fonte: Agência Brasil