O Governo do Amazonas assegurou o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado de Ano Novo, mantendo atividades nas áreas de saúde e segurança. Mesmo com o ponto facultativo na véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro, e o feriado no dia 1º de janeiro, os serviços de saúde e segurança pública continuarão operando normalmente. Isso garante que a população continue sendo atendida em situações de emergência e necessidade.
Saúde e Atendimento de Emergência
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que os principais hospitais e unidades de pronto-socorro estarão em funcionamento durante os dias de feriado. Os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) para adultos, os três HPS da criança, além das maternidades e serviços de pronto atendimento (SPAs), seguirão com atendimento ininterrupto. Além disso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) continuará com as doações de sangue e os atendimentos de urgência.
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) manterá apenas o laboratório de análises clínicas funcionando, atendendo pacientes previamente agendados. Outros serviços especializados, como quimioterapia e radioterapia, retornam após o feriado.
Segurança Pública em Regime de Plantão
As Delegacias de Polícia do Amazonas também manterão os serviços essenciais. As centrais de flagrantes e as delegacias especializadas, como as de Homicídios, Crimes contra a Mulher e de Roubos, funcionarão em regime de plantão 24 horas. O atendimento ao público será mantido, com a possibilidade de registro de ocorrências na Delegacia Virtual. Esse sistema online também facilitará o acesso aos serviços policiais, permitindo que os cidadãos façam registros de crimes e ocorrências de forma rápida e eficiente.
Serviços Não Essenciais e Retorno das Atividades
Alguns serviços do Governo do Amazonas não estarão disponíveis durante o feriado. Os atendimentos nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) e nas cozinhas do programa Prato Cheio só serão retomados na quinta-feira, 2 de janeiro. Da mesma forma, os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) só voltarão a funcionar na segunda-feira, 6 de janeiro.
O Governo do Amazonas garante a continuidade dos serviços essenciais, priorizando a saúde e a segurança da população durante o período festivo. A medida visa oferecer a tranquilidade necessária à população durante o Ano Novo.
Fotos: Arquivo/Secom