WASHINGTON- O governo americano vive uma paralisação parcial desde 3h deste sábado devido a uma falta de acordo entre o Congresso e a Casa Branca a respeito do orçamento. O chamado “shutdown” é fruto de um impasse sobre o financiamento de US$ 5 bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México.
Após fracassarem em fazer um acordo orçamentário na sexta-feira, os líderes do Congresso e a Casa Branca prometeram continuar conversando durante o final de semana em busca de um acordo para encerrar a paralisação antes do feriado de Natal.
Essa é a terceira vez que o governo de Donald Trump enfrenta uma paralisação. A primeira ocasião aconteceu em janeiro desse ano e a segunda em fevereiro. O histórico de paralisações faz com que essa seja a primeira vez em 40 anos que um governo passou por essa medida três vezes no mesmo ano.
O shutdown, que acontece quando não há acordo entre o Congresso e a Casa Branca, pode fazer com que milhares de trabalhadores do serviço público dos Estados Unidos entrem de licença e parte dos que trabalham, considerados “essenciais”, fiquem sem remuneração. De acordo com a CNN, o financiamento para cerca de 25% do governo americano expirou à meia noite desta sexta. Entram nesse percentual as dotações para os Departamentos de Segurança Interna, Justiça, Habitação e Desenvolvimento Urbano, entre outros.
O financiamento para o muro na fronteira com o México foi aprovado na Câmara dos Deputados, onde até 3 de janeiro os Republicanos têm maioria, mas não obteve votos suficientes no Senado. Após as tentativas de acordo fracassarem, a paralisação começou. O presidente, por sua vez, culpou os Democratas:
” Teremos um shutdown. Não há nada que possamos fazer sobre isso, porque precisamos dos democratas para nos darem seus votos”, disse ele em um vídeo postado em sua conta no Twitter pouco antes do prazo para o início da paralisação.
Fonte: O Globo