Programação conta com exposições, espetáculo de teatro, exibição de filmes, festival de dança e shows
Neste fim de semana, exposições, espetáculo de teatro, exibição de filmes, festival de dança e shows compõem o Circuito da Cultura no Centro de Manaus. As atividades acontecem na Galeria do Largo, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio da Justiça e Teatro Gebes Medeiros, espaços administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Na Galeria do Largo, de terça-feira a domingo, das 15h às 20h, o público confere as mostras “ExpoSouffléGrafia + 10”, que celebra dez anos da companhia de teatro Souflé de Bodó; HQ interativo “Caboquinho”, de Eunuquis; coletiva de artistas “Verni.Z”, além da exposição de obras de Denilson Baniwa, Uyra, Raiz e Anderson Brasa. O acesso é gratuito.
No Teatro Amazonas, na sexta-feira (25/08), acontece o encerramento do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, com entrada gratuita. A programação tem início às 15h30, com a exibição do longa-metragem “Mato Seco em Chamas”, com direção de Adirley Queiroz e Joana Pimenta, do Distrito Federal.
A última sessão, às 19h, fica por conta do filme “Eureka”, do cineasta e roteirista argentino Lisandro Alonso. A cerimônia de premiação está prevista para começar às 21h30.
No sábado (26/08), às 20h, o Teatro Amazonas vai ser palco da abertura do 11º Festival Amazonas de Dança, com homenagem aos bailarinos Adalto Guilherme Xavier Gil, Miguel Maia e Dirley Duarte. O acesso é gratuito.
Palácio da Justiça
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte promove ainda, nesta sexta-feira (25/08), uma roda de conversa no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).
O bate-papo acontece das 10h às 12h, com os diretores Adirley Queiroz e Lisandro Alonso e o ator amazonense Adanilo. A entrada é gratuita.
Teatro Gebes Medeiros
Na sexta-feira (25/08), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro) recebe nova sessão do espetáculo “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23. Os ingressos vão ser vendidos na bilheteria por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira), a partir das 19h. A classificação é 18 anos.
A produção inspirada na pesquisa do historiador Narciso Freitas propõe uma imersão entre 1900 e 1920, com a história de Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota no período da Belle Époque. O projeto em parceria com a companhia argentina García Sathicq traz, 100 anos depois, uma denúncia sobre mulheres vítimas de um grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX, na capital do Amazonas.
Largo de São Sebastião
No sábado e domingo (26 e 27/08) tem Glocal Experience Amazônia no Largo de São Sebastião. O evento está na agenda da Glocal Experience, uma plataforma de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos dois dias, a programação começa às 15h, com jogos sustentáveis, pintura de rosto, artistas circenses, teatro infantil e shows.
No sábado, o circuito “Rap Amazônia” apresenta DJ Rafa Militão, Karen Francis, Victor Xamã, Anna Suav, Kurt Sutil e Cronixta e a cantora baiana Luedji Luna. Já no domingo tem a banda Luneta Mágica e a cantora Maria Gadú.
FOTOS: Arquivo e Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Galeria do Largo e Palácio da Justiça) | Arquivo/Secom (Largo de São Sebastião) | Hamyle Nobre (Cabaré Chinelo).