O governador do Estado, Amazonino Mendes, anunciou, na manhã desta sexta-feira (25/05), que pretende inaugurar cinco Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) até o fim do ano. O anúncio foi feito durante a inauguração do Ceti Dom Jorge Edward Marskell, em Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus). O primeiro Ceti da história de Itacoatiara – localizado na rua José Trados, s/nº, bairro Tiradentes – contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio na modalidade de tempo integral.
“Temos dois (Cetis) na agulha para entregar, um em Urucará e outro em Humaitá. Espero entregar cinco, no mínimo, ainda neste ano. Isso aqui é preparar o futuro. É um caminho para o que vem por aí. Quanto melhor preparado o nosso jovem, mais condições teremos de uma vida melhor”, declarou o governador.
Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.
Infraestrutura – Na ocasião, Amazonino Mendes ainda declarou que vai investir R$ 13 milhões, frutos de um convênio, nos serviços de recapeamento da malha viária de Itacoatiara, da estrada do Novo Remanso e do Engenho, além de planejar uma reforma no Centro de Convenções da cidade, que recebe o famoso Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), no mês de setembro.
O governador lembrou de outras obras importantes em Itacoatiara realizadas em seus governos, como o próprio Centro de Convenções, além do hospital e do terminal graneleiro.
Inauguração – O secretário estadual de Educação, Lourenço Braga, destacou a importância histórica da inauguração do Ceti de Itacoatiara, uma obra que iniciou há oito anos. “Isso foi uma festa da educação e uma festa da esperança. O que a gente viu hoje nos olhos das pessoas, dos professores, dos servidores e principalmente dos estudantes foi a crença no futuro e é isso que movimenta o nosso governo, é a oportunidade de fazer as pessoas voltarem a acreditar em si e no Estado. Isso a gente teve hoje aqui”, afirmou o titular da Seduc.
A diretora do Ceti de Itacoatiara, Maria Guimacy Silva, destacou o compromisso do governador Amazonino Mendes com o município ao concluir uma obra iniciada em um outro governo. “É importante salientar que a gente reconhece o compromisso do governador. Mesmo não sendo uma obra iniciada no seu mandato, obra que veio de complicações anteriores, ele honrou a questão do recurso público, deu continuidade e esta entregando pra comunidade”, destacou a diretora.
“É uma obra dedicada não só para alunos, mas para a comunidade. É um prédio bonito e com funcionalidade. Vamos trabalhar 15 projetos que trarão motivação para os alunos”, completou Maria Guimacy.
Patrono – Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade. Dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz.
Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.
Homenagem – O governador Amazonino Mendes também aproveitou a passagem por Itacoatiara para participar da cerimônia de entrega do Título de Cidadã da cidade para a empresária e economista Rebecca Garcia.
“Nós viemos fazer a inauguração do Ceti, que se arrastava há oito anos, e coincidiu com essa homenagem que a Câmara Municipal está prestando a Rebecca. Eu acho que seria uma indelicadeza da minha parte não comparecer. Independente de qualquer colocação que possam imaginar de caráter político, não tem nada a ver. Está aqui o cavalheiro, um homem que vai homenagear um mulher por quem temos respeito e que foi deputada federal, superintendente da Suframa”, destacou o governador antes da solenidade.
Fonte; Secom