Reforma da unidade localizada na zona norte está na fase final e é a primeira intervenção desse tipo em 20 anos.
O governador Wilson Lima visitou, nesta quinta-feira (13/10), as obras de revitalização do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A unidade é uma das três que estão passando por revitalização pelo Governo do Amazonas pela primeira vez, passados 20 anos desde a inauguração.
No local, que funciona ao lado da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, os trabalhos estão prestes a serem concluídos, faltando apenas a instalação do sistema de condicionadores de ar. O governador explicou sobre o trabalho que tem sido realizado.
“Nós estamos, inicialmente, reformando três unidades. Nesta que nós estamos a gente está adaptando algumas estruturas, como é o caso do local onde vai ficar o Raio-X. E, agora, estamos no processo de montagem do mobiliário e também de colocação de alguns equipamentos”, disse.
Wilson Lima ressaltou que as melhorias vão garantir um atendimento com mais qualidade à população que utiliza os serviços dos Caimis.
“A gente entrega uma estrutura mais moderna, que dá acessibilidade para essas pessoas que têm dificuldades de locomoção, principalmente as mais idosas. Isso é dar dignidade a esse paciente que procura uma unidade do Estado para receber atendimento”.
Foram realizados serviços como recuperação das instalações hidrossanitárias, troca de cobertura, tratamento da estrutura metálica, substituição de portas e divisórias dos banheiros, demolição de revestimento e instalação de novas cerâmicas nas paredes e piso das áreas molhadas, troca de pisos danificados, limpeza e polimento no piso de alta resistência existente.
Mesmo durante as obras, o Caimi André Araújo segue atendendo a população da zona norte, com uma média de dez mil pacientes, mensalmente, como explicou a diretora da unidade, Roberta Nascimento.
“Nós não paramos a assistência. Nossa assistência está distribuída no ambulatório do Francisca Mendes. A fisioterapia está sendo realizada no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola”, ressaltou.
Outras unidades
Além do Caimi André Araújo, também passam por revitalização os Caimis Ada Rodrigues Viana e Dr. Paulo Lima. No Caimi Ada Viana, no bairro Compensa, zona oeste, as obras já ultrapassam 90% de conclusão. Já no Caimi Dr. Paulo Lima, na Colônia Oliveira Machado, zona sul, as obras estão em 80%.
Após as reformas, os Centros vão oferecer consultas nas especialidades de cardiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, neurologia, pneumologia e clínico geral.
Os trabalhos realizados nos centros são supervisionados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Responsável pela fiscalização da obra, o engenheiro João Pedro detalha os serviços executados nos espaços.
Os Caimis fazem parte de um conjunto de unidades de saúde, que compõem a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), voltado ao atendimento de idosos com ênfase no tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento, na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças e acidentes.