O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu nesta sexta-feira (18/01) um grupo de executivos da Eneva, companhia brasileira com participação de capital alemão, que obteve, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, que fica em Silves (a 202 quilômetros de Manaus). No encontro, na sede do Governo, zona oeste de Manaus, o governador ressaltou o interesse em desenvolver novas matrizes econômicas no estado.
“A questão mineral é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, como uma nova matriz econômica, principalmente o gás natural, que é importante inclusive para atrair investimentos em outros segmentos. Nós estamos trabalhando para tornar o Amazonas o melhor estado para se investir. Claro, respeitando a questão ambiental porque a nossa floresta é muito mais valiosa em pé do que derrubada”, afirmou o governador, ao também destacar que o crescimento econômico deve estar aliado ao desenvolvimento social.
Também participaram da reunião os secretários de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio; do Planejamento, Jório Veiga Filho; do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; e os diretores-presidentes da Companhia de Gás do Estado, René Levy, e do Instituto de Proteção Ambiental, Juliano Valente.
A Eneva ganhou, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, que foi descoberto em 1999 e vendido pela Petrobras em 2017, por U$ 54,5 milhões.
A empresa atua em outros estados brasileiros com geração, venda e logística de energia elétrica. Na reunião desta sexta-feira foram discutidos pontos importantes para a exploração, como as exigências feitas no licenciamento ambiental.
Fonte: Semcom