Ginásio Renné Monteiro comemora 49 anos promovendo o esporte e desenvolvimento social no Amazonas

O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), oferece no espaço aulas gratuitas de basquete, vôlei e futsal

No aniversário dos 49 anos de existência do Ginásio Renné Monteiro, o Governo do Amazonas destaca o importante papel desempenhado pelo Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no local. Desde sua inauguração, em 1º de março de 1975, o ginásio tem colaborado para o desenvolvimento esportivo local, e na formação de jovens atletas, além de ser palco de inúmeras competições esportivas.

“Celebramos 49 anos da longa trajetória desta praça esportiva que se consolida como um espaço de excelência para a prática esportiva. Seu impacto na sociedade vai além das linhas das quadras, estendendo-se para a comunidade por meio do Pelci”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Desde a sua inauguração o espaço tem sido palco de grandes competições em diversas modalidades, como Campeonato Brasileiro de Voleibol Infanto-Juvenil, em 1976, e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, em 2014. Além de competições estaduais que têm revelado novos talentos, como o Campeonato Amazonense de Judô, Taça Manaus de Handebol Master, Seletiva Brasileiro Regional de Judô, Campeonato Amazonense de Futsal entre outros.

Foto: Mauro Neto/Secom

Luana Dourado, uma das jovens atletas do Pelci, na modalidade de vôlei, expressa sua gratidão pelo programa. “Desde que comecei a fazer parte do Pelci, sou mais feliz, sou mais dedicada ao esporte. O Governo do Amazonas está de parabéns por dar a jovens como eu a oportunidade de participar de um Programa que tira a gente da rua”, disse.

Inserido como um dos núcleos do Pelci, o ginásio oferece aulas gratuitas de basquete, vôlei e futsal para crianças e adolescentes entre 15 e 19 anos. O programa socioesportivo tem promovido a atividade física, mas também fornece um ambiente seguro e educativo para jovens que de outra forma estariam expostos às ruas e à ociosidade.

Além do desenvolvimento esportivo, os atletas do Pelci também recebem importantes lições de vida e valores. “Tem sido uma experiência incrível. Aqui aprendi muito com os professores, como educação e respeito”, declarou Paulo Henrique, de 17 anos, que há dois anos faz parte do Pelci, e sonha se jogador profissional de futsal.

Foto: Divulgação/Sedel

Karolina Brasil, professora do Pelci no Ginásio Renné Monteiro, destaca o papel fundamental do esporte na vida dos jovens: “O esporte atua na questão social, na coordenação, na parte cognitiva, ensina a controlar seu próprio tempo e também competir, além de tirá-los das ruas e da ociosidade”.

Com mais de dois anos, o núcleo do Pelci, no Ginásio Renné Monteiro, conta com a participação de 60 alunos, com 80 vagas disponíveis para novas matrículas. As oportunidades se distribuem entre as modalidades de futsal, vôlei e basquete, nos turnos da manhã e tarde. Interessados devem comparecer ao ginásio em horário comercial e serem estudantes da Escola Estadual Solo de Lucena.

Foto: Divulgação/Sedel