Com muita criatividade, gestores da Prefeitura de Manaus, que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizaram, nesta quinta-feira, 15/12, a Jornada Pedagógica 2023. O evento foi realizado durante dois dias, no auditório da sede da rede de Educação, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
Durante o evento, foi apresentado em vídeos, dramatização, musicalidade e dinâmicas lúdicas, os trabalhos e planejamentos para o próximo ano letivo. A ação é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, comentou que na gestão atual esses momentos são essenciais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino.
“Nessa jornada pedagógica estamos realizando o nosso planejamento e estamos fazendo a nossa tarefa de casa para depois aplicarmos nas escolas. Na gestão do prefeito David Almeida, valorizamos a escuta e acompanhamento dos servidores da educação para melhorar cada vez mais as ações da Semed”, ressaltou Dulce.
Integração
O diretor do Dege, Anézio Mar, fez um panorama dos dois dias da Jornada e destacou a integração entre os setores como principal ponto positivo.
“Nestes dois dias, apresentamos todos os projetos e tudo aquilo que foi redimensionado para a melhoria da qualidade da educação nas escolas municipais. Podemos observar de forma bem dinâmica e interativa como esses projetos impactarão em 2023 no desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos estudantes de todas as modalidades de ensino. A integração é o ponto positivo, porque proporciona o melhor alcance das nossas ações”, disse o diretor.
Relatos
Entre os envolvidos no evento, estava a assessora do programa ‘Movimentes’, Nara Rúbia Freire. O programa é desenvolvido por professores de educação física que realizam intervenções motoras em alunos com problemas no processo ensino e aprendizagem. A educadora apresentou a composição musical “Letras juntas ou soltinhas”.
“A música foi criada e inspirada no projeto Movimentes, que impulsiona o profissional a trabalhar com a ludicidade, nada mais é, que o casamento do ato motor com a alfabetização e o letramento matemático. Portanto, ‘Letras juntas ou soltinhas’ está dentro dessa ludicidade, porque envolve o movimento, música, brincadeiras e faz com que a criança permaneça na escola e torne o aprendizado mais prazeroso”, explicou Nara.
Já o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, apresentou ao público o vídeo lúdico “Dage Show”, que consistiu em reunir as metas e programas desenvolvidos pelo setor, como a “Minha escola Saudável”, “Manaus, somos todos educadores” e “Família na escola é 10”.
“O Dage Show foi para apresentar toda a dinâmica e articulação que fazemos junto às escolas. Então, nossa função é orientar, apoiar e fazer com que as articulações e as adesões em relação aos projetos e programas aconteçam com êxito para trazermos uma educação de excelência e qualidade para o município”, explicou Luiz.
Fonte: Semed