Garantido exalta luta e resistência dos povos indígenas em show para turistas estrangeiros

Um espetáculo genuinamente tribal indígena marcou mais um show para turistas estrangeiros no Boi Garantido. A apresentação artística foi uma mostra para exaltar a cultura, a luta e a resistência dos povos originários da Amazônia. O espetáculo contou também com momentos folclóricos regionais, uma exibição compacta do Festival Folclórico de Parintins. O evento foi realizado na noite de quarta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).

Desta vez o público foi formado por um grupo de 240 turistas alemães que desembarcou em Parintins no navio transatlântico internacional Asiatic Spirit.

A performance dos rituais indígenas ficou a cargo do pajé Adriano Paketá, da cunhã-poranga Luana Alfaia, além dos dançarinos e dançarinas da Companhia de Dança Garantido Show e dos tuxauas Eloá Godinho e Arthur Monteverde.

“Hoje a gente mostrou para os turistas um pouco daquilo que é a resistência dos povos tradicionais da Amazônia, um pouco da nossa cultura e a gente sentiu a empolgação de cada um. Isso também contagia a gente, por ter esse contato. Com certeza eles vão levar grandes lembranças aqui de Parintins, e em especial do Garantido”, ressaltou Adriano Paketá.

De acordo com a diretora da empresa Ilha Viagens e Turismo, Luana Prestes, responsável pelo receptivo turístico, o grau de satisfação dos turistas estrangeiros que assistiram os espetáculos do Garantido é considerado dos mais relevantes.

“O show é assunto para o resto a viagem inteira. Então assim, eles comentam bastante sobre nossa festa e a gente fica muito contente pelo resultado desse trabalho, por toda a parceria, desde a diretoria e os coordenadores, os artistas, os itens e cada dançarino e dançarina”, assegurou Luana Prestes.

Luana afirmou que todos os visitantes alemães saíram muito satisfeitos, muito extasiados com a energia, com a cultura dos parintinenses.

“Principalmente hoje que é um dia muito representativo, que é o Dia dos Povos Indígenas. Então hoje, eles chegam aqui para comemorar junto conosco”, frisou.

Show folclórico

Além dos momentos indígenas, o show contou com atos folclóricos proporcionados pela apresentação da rainha do folclore Edilene Tavares, a porta estandarte Lívia Cristina e a sinhazinha da fazenda Jade Batista, da vaqueirada e dos levantadores de toadas Patrick Modesto e Gilson Matos, acompanhados da Banda Garantido. E não poderia faltar a evolução e a interação com o público do Boi Garantido, ao comando do tripa Denildo Piçanã.

“O Garantido apresentou um show realmente para encantar e nossos espetáculos já atravessaram o mundo. É uma demonstração de que os nossos visitantes, os nossos turistas reconhecem que o Garantido é uma grande força da cultura popular e que sabe fazer uma grande festa”, pontuou o diretor administrativo do bumbá, Adson Silveira.

Fotos: Paulo Sicsu