O Boi Garantido e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Pólo do Baixo Amazonas em Parintins, realizaram na manhã deste sábado, 29 de abril, uma grande ação social e de cidadania para atender os servidores do bumbá e o público em geral com a emissão de primeiras e segundas vias do registro civil e carteira de identidade. A iniciativa contou ainda com o apoio e estrutura do Setor de Identificação da Polícia Civil (Sejusc).
De acordo com o diretor-secretário do Garantido, Alcides Aquino, os inúmeros problemas apresentados por cada pessoa foram, de imediato, solucionados na ação.
“Realmente as pessoas aderiram, elas vieram para a Cidade Garantido para exercer seu direito de ater atendimento, e nós do Setor de Identificação, sabemos que muitos cidadãos apresentam problema na sua certidão, precisam de uma solução e nessa ação social a solução veio por meio dessa importante parceria”, afirmou Alcides, que também é coordenador do Setor de Identificação em Parintins.
A Defensoria Pública, por sua vez, realizou atividades de atendimento ao público para solicitações de gratuidade de 2ª via de registro civil, retificação de registro e mudança de nome, ações de registro de óbito tardio, além de orientação jurídica e encaminhamento para todos os tipos de atendimentos realizados pela DPE.
“A ação foi muito positiva. Eu consegui ver a satisfação das pessoas que foram atendidas. Isso pra gente é muito positivo, porque é uma demanda que a gente não vai precisar levar para a Defensoria. A maior parte já conseguiu resolver suas questões com o registro civil e depois com o RG”, informou a defensora pública Thaysa Torres.
A defensora ressaltou ainda o sucesso da ação, que só foi possível por meio da parceria com o Garantido.
“Isso deu muito certo e a gente precisa fazer mais ações e mais vezes para atender mais gente, a população”, completou Thaysa.
Uma das pessoas atendidas na ação foi a agente de limpeza Rita Coelho, moradora da rua Armando Prado. Ele requereu a gratuidade para a emissão da segunda via de carteira de identidade.
“O atendimento foi muito bom. É muito bom poder retirar meu registro de nascimento de grátis, isso graças ao Garantido, Setor de identificação e Defensoria”, afirmou dona Rita.
Fotos: Paulo Expedito