FVS-RCP realizou mais de 1,7 mil testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Exames foram realizados em ações nas zonas leste, oeste e norte de Manaus

Para fortalecer as estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 1.720 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C durante as quatro edições do Programa Governo Presente realizadas em 2024.

As ações foram promovidas nas zonas leste, oeste, norte de Manaus. Neste sábado (10/08), chegou ao Centro Educacional de Tempo Integra (CETI) Garcitylzo do Lago e Silva, no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

Conforme a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a testagem rápida é essencial para garantir um diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessas infecções. “Com o ônibus Carona na Prevenção, estamos aproximando os serviços à população que precisa e deseja saber como está a sua situação de saúde”, ressalta Tatyana.

Presente no evento, a dona de casa Vanessa Lima destaca a importância das ações de prevenção para a saúde pública. “Fiz o teste rápido pela última vez há cinco anos, e agora aproveitei o serviço oferecido aqui para atualizar minha situação. Tudo o que identificamos no início é mais fácil de tratar”, avalia.

Dos 1.720 testes realizados, 320 foram feitos no dia 13 de julho, na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire; 576 no dia 20 de julho, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara; 400 no dia 27 de julho, na Escola Estadual Professor Bernardino Lindoso; e 424 neste sábado (10/08), no CETI Garcitylzo do Lago e Silva. Além dos testes, a ação incluiu a distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e material educativo com orientações sobre como evitar infecções sexualmente transmissíveis.

O Programa Governo Presente é realizado aos sábados, em escolas da rede pública estadual, abrangendo todas as zonas da cidade, com atendimento à comunidade das 8h às 14h.

Fonte:  Maíra Pessoa/FVS-RCP