Futuro da Zona Franca preocupa deputados na Assembleia Legislativa. A preocupação partiu da declaração do ministro da Economia Paulo Guedes sobre a intenção do Governo Federal, em reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%
Futuro da Zona Franca preocupa deputados na Assembleia Legislativa.
A declaração do ministro da Economia Paulo Guedes sobre a intenção do Governo Federal, em reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% deu o tom dos discursos de deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (23).
Em seu pronunciamento, o deputado Serafim Corrêa (PSB) fez um alerta sobre a intenção de redução do imposto, que deve ser uma ameaça à Zona Franca de Manaus (ZFM) e destacou como a redução pode refletir negativamente os investimentos.
Durante seu discurso, o parlamentar alertou os prefeitos dos 61 municípios e o governador do Amazonas, que a redução acarretará perda de receitas na arrecadação, pois os municípios têm direito a 25% do arrecadado e os estados outros 25%.
“Resumindo, ele está fazendo caridade com o chapéu alheio, porque se esta fosse uma atitude honesta, a redução da alíquota sairia de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins) repassada integralmente ao Governo Federal. Isto reflete na Zona Franca, uma vez que a redução torna mais vantajoso o investimento fora de Manaus, tirando a competitividade da nossa região”, alertou.
Já o deputado João Luiz (Republicanos) destacou os 55 anos de existência da Suframa comemorado no próximo dia 28 de fevereiro. Ele enfatizou que o modelo tem várias frentes, sempre oferecendo condições de trabalho. “Os 55 anos são motivo de felicidade e comemoração, deste modelo que já sofreu muitos ataques ao longo destes anos, mas mesmo assim vem se sustentando e mostrando que precisa ser mantido”, analisou.