Fundação Cesgranrio acompanha aplicação das provas do Sadeam no Amazonas

Instituição representa o consórcio responsável pela consultoria e aplicação das provas do Sadeam no Amazonas

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, acompanhada de um representante da Fundação Cesgranrio, acompanhou, em Manaus, nesta terça-feira (07/11), o segundo dia de aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) nas escolas da rede estadual. Em todo o estado, mais de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, estadual e municipal, realizarão as provas.

No dia de hoje, a secretária de estado de educação e desporto escolar, Kuka Chaves, acompanhada do representante da Fundação Cesgranrio, Alexandre Santos, estiveram em duas escolas. A fundação representa o consórcio responsável pela consultoria e aplicação das provas do Sadeam no Amazonas.

“Assim como na capital, hoje, entramos para o segundo dia de provas do Sadeam. E estamos aqui com a Cesgranrio acompanhando mais esta etapa. Ao final do processo, as informações fornecidas pelo Sadeam, servirão para contribuir com a gestão pública estadual do Amazonas”, destacou a secretária de educação, Kuka Chaves.

A Cesgranrio é, também, atuante na avaliação sistematizada da educação infantil, com o objetivo ético de prestar contas aos pais e a sociedade de forma ampla e, também, fornecer aos profissionais das escolas subsídios para acompanhar e melhorar o ensino.

Realizado desde o ano de 2008 pelo governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o Sadeam possibilita um diagnóstico do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica.

De acordo com o representante da Fundação Cesgranrio, Alexandre Santos, a aplicação da avaliação sistematizada para a educação infantil do Amazonas é modelo para os outros estados. Segundo Santos, a fundação apoiou a Secretaria de Educação, em todas as fases do processo, desde a revisão do conteúdo, apoio nos trâmites burocráticos e, agora, no acompanhamento da aplicação das provas.

“Assim como no Amazonas, a Cesgranrio está corroborando com o processo de avaliação em outros estados, como Santa Catarina e Pará, que realizam processos semelhantes a esta avaliação do desempenho educacional aqui no estado”, destacou o consultor.

Corroborando com a qualidade do ensino local e impulsionando a rede pública a buscar resultados cada vez mais satisfatórios, a Secretária de Educação vem preparando as escolas desde o ano passado, com mini simulados e provas da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam), utilizando os mesmos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Preparação Sadeam

Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar, além de capacitar 11 supervisores e 83 multiplicadores, que são responsáveis pela condução da aplicação das provas para os municípios do estado, confeccionou e compartilhou junto às escolas e Coordenadorias Distritais, materiais instrutivos referentes à organização e a aplicação das provas. Neste ano, a 16ª edição do Sadeam foi dividida em dois dias, sendo o primeiro voltado para a Língua Portuguesa e o segundo para a Matemática.

Ao todo, mais de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram as provas, em escolas públicas municipais e estaduais, das quais 231 pertencem à rede estadual de ensino tanto na capital.

Visitas às Escolas  

Acompanhado da comitiva da Secretaria de Educação, o representante da Cesgranrio acompanhou o segundo dia do Sadeam nas Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá, na zona oeste, e Escola Estadual (EE) Estadual Benício Leão, na zona sul.

A gerente de Avaliação e Desempenho, da Secretaria de Educação, Nelyzabel Menezes, acrescentou que a garantia do sucesso na aplicação das provas, envolveu todo um planejamento em larga escala.

“Nós tivemos três aplicações da Avaliação de Aprendizagem (Avam) durante o ano, e também produzimos o caderno de apoio ao estudante e ao professor onde preparamos os nossos alunos para essa aplicação.” explicou a gerente.

A Avam integra o programa “Hora de Avaliar”, do Governo do Amazonas, e busca a melhoria da qualidade da educação do Amazonas. Ao longo do ano, foram três aplicações junto aos estudantes. A primeira no mês de abril, com a função de diagnóstico, a segunda no mês de julho e a terceira em setembro, ambas com a função preparatória para os exames nacionais como Sadeam, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos vestibulares.

Fotos: Arquivo Pessoal