Fórum Estadual sobre Lixo Zero no Amazonas é realizado na Assembleia Legislativa

Em parceria com o Coletivo Manaus Lixo Zero, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quarta-feira (9), o 2º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero. A programação do evento incluiu palestras e debates com representantes de órgãos públicos, instituições privadas e sociedade civil sobre os avanços e as dificuldades na gestão dos resíduos sólidos no Estado.

Realizado no Auditório Belarmino Lins, a programação iniciou com a entrega do título “Atitude Cidadã”, que segundo o organizador do evento e embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Daniel Santos, é uma forma de homenagear, reconhecer e estimular agentes públicos ou privados que promovem ações que favorecem o meio ambiente.

“Estamos aqui para multiplicar conhecimento não apenas sobre a importância da reciclagem e descarte correto, mas de mostrar ações e caminhos concretos para a destinação dos resíduos, buscando o menor impacto no meio ambiente”, falou Daniel.

Dentre os homenageados estava o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que é autor da Lei Ordinária nº 5.414/2021. A partir desta lei foi instituída no calendário oficial do estado a “Semana Lixo Zero”, celebrada anualmente na última semana de outubro, e com o objetivo de fomentar políticas públicas socioambientais.

“A Assembleia do Amazonas tem o compromisso de educar, conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos, promover o consumo consciente, dentre outros pontos”, disse o presidente, falando que a Casa Legislativa possui ações como descarte correto dos resíduos, e parcerias com associações de catadores para a destinação de papel, papelão e plásticos. “A Aleam, inclusive está trabalhando para ser a primeira Assembleia Legislativa da região Norte a ter o selo Lixo Zero”, destacou Cidade. 

Programação

No período da manhã, a programação do Fórum contou com uma Mesa Redonda com o tema “Resíduos Sólidos X Políticas Públicas no Amazonas”. À tarde, mais duas Mesas Redondas, a primeira às 14h tratando do tema “Projetos e Cidadãos Lixo Zero”; seguindo, às 16h, com o debate “Empresas na Gestão, Tratamento e na Inovação de Resíduos”.