Fiscalização apreende queijos e embutidos fora de validade. Operação foi realizada em supermercados dos bairros Santa Etelvina e Galiléia, zona Norte, neste sábado (26/2).
Fiscalização apreende queijos e embutidos fora do prazo de validade.
Apreensões fazem parte da operação “Mercado Seguro”, da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus).
Nas apreensões, cerca de 27 quilos de queijos e embutidos, que estavam fora do prazo de validade, foram apreendidos, inutilizados e descartados.
A equipe da Gerência da Visa Manaus visitou, pela manhã, seis supermercados, sendo 4 na avenida Torquato Tapajós, 1 no bairro Santa Etelvina e 1 no bairro Galiléia, todos na zona Norte.
Produtos fora da validade foram apreendidos pelos fiscais da Visa Manaus
Em cada supermercado visitado, os fiscais inspecionaram as instalações orientando as equipes sobre as melhorias necessárias ao bom funcionamento do empreendimento.
Essas melhorias incluem a adequação da estrutura física e os processos de trabalho e às exigências de segurança e qualidade sanitárias definidas pelos órgãos federais de saúde.
Os fiscais trabalharam, também, com os clientes para saber suas opiniões sobre os estabelecimentos, além de entregar uma cartilha com dicas de condutas sanitárias do dia-a-dia.
Por ser uma ação de orientação, de esclarecimento ao público e às equipes dos supermercados, não houve autuações nem abertura de processos administrativos.
No entanto, nos casos de produtos em condições impróprias para consumo, que estão colocados à venda, a equipe da Visa procede a apreensão e inutilização desses itens.
Este foi o caso dos estoques de queijos e embutidos com datas de consumo já vencidas, encontrados em um estabelecimento.
Os produtos apreendidos foram recolhidos, inutilizados (despejando-se água sanitária em cima deles) e descartados.
Além disso, a identificação de infração também pode levar à novas inspeções de caráter fiscalizatório.
No caso de novas apreensões ou as diretrizes de adequação de trabalho não tenham sido cumpridas, aí é multa e citações legais.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842 – 8481 ou pelo e-mail: visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Fonte: Semsa