Fiocruz vai entregar vacinas com insumo nacional em setembro.
Nesta sexta-feira (9), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que em setembro entregará ao Ministério da Saúde, as primeiras doses de vacinas produzidas com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional.
Fiocruz vai entregar vacinas com insumo nacional em setembro.
Segundo o Diretor da Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, a Fiocruz deve entregar ao Ministério da
Saúde as primeiras doses a partir de setembro próximo. A Bio-Manguinhos é a unidade da Fiocruz responsável pela fabricação desse insumo.
Maurício Zuma e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinaram memorando científico e tecnológico entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fiocruz, na sede da entidade, no Rio.
Para o diretor da unidade, o prazo é longo por causa das adequações estruturais. A estimativa para iniciar a produção do IFA brasileiro é maio ou junho, após a liberação estrutural da Anvisa, com previsão para fim deste mês de abril.
O ministro Queiroga lembrou que a produção de vacinas no Brasil está aumentando e que o país é o quinto país que mais imunizou sua população contra a covid-19 em todo o mundo e que, em agosto, mais de 30 milhões de doses poderão ser produzidas na Fiocruz e no Butantan.
Fonte: Agência Brasil