O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia será uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a marcar presença na 76ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorrerá entre os dias 7 e 13/07, no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém (PA).
Este ano, no seu aniversário de 30 anos, a instituição apresentará uma panorâmica da sua história e atuação na região amazônica, em um vídeo institucional que será exibido, em primeira mão, durante o evento, juntamente com atividades de pesquisas laboratoriais e projetos desenvolvidos pela unidade da Fiocruz em Manaus voltados para alunos de escolas das redes públicas com a finalidade de despertar nos jovens a vocação científica.
As atividades estarão concentradas na programação da SBPC Jovem, com destaque para as coleções biológicas do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia (DMAIS), que integra o grupo de Divulgação Científica das Coleções Biológicas da Fiocruz, no espaço dedicado aos acervos das coleções da unidade.
“Para nós, é um ganho enorme estarmos participando da SBPC Jovem e podermos mostrar nossas coleções de fungos e bactérias do bioma amazônico”, explica a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Ormezinda Fernandes, chefe do DMAIS e coordenadora das Coleções Biológicas do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Segundo ela, as coleções serão apresentadas de maneira mais lúdica, em jogos de memória, nos alimentos, em fotografias e lâminas.
Também marcarão presença os jogos e atividades realizadas pelo Projeto Ciência Pop e a Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma).
Outro ponto alto será a entrega da premiação do concurso de Fotografia Ciência e Arte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), da Fiocruz Amazônia, Kemily Nunes da Silva Moya.
Kemily Moya ganhou o primeiro lugar do concurso na categoria Imagens Produzidas por Instrumentos Especiais, com a foto “A complexa teia fúngica que assombra os ovos da dengue”.
O registro foi realizado em um microscópio eletrônico de varredura do Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas.
O equipamento é capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. A entrega do prêmio ocorrerá na segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), no bloco L, Auditório L1, da UFPA.
Pelo Projeto Ciência Pop, a técnica em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Fabiana Vinente, estará apresentando o Jogo Heliana Quer Ser uma Cientista, no estilo monopoly, onde os participantes vão descobrindo o mundo da Ciência, percorrendo o trajeto, jogando o dado e pulando as casas que representam as diferentes fases de formação do cientista.
“A Heliana do jogo foi pensada para ser uma menina amazônica que aprende as primeiras lições sobre ciência na roça da avó dela, depois ela vai tendo a curiosidade como motor para as descobertas sobre o mundo da ciência”, explica.
Já a Coordenação Regional Norte da Obsma levará para a SBPC Jovem a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com atividades desenvolvidas nas escolas da região amazônica para difundir as metas dos Objetivos do Milênio da Agenda 2030, da ONU.
“A SBPC Jovem, para nós, é um terreno apropriado para discussão com os estudantes sobre esses e outros temas relacionados à perspectiva de construção de um futuro integrado com a natureza, sobretudo em se tratando da Amazônia”, observa a pesquisadora social Rita Bacuri, coordenadora da Regional Norte da Olimpíada da Fiocruz. Segundo Bacuri, será uma oportunidade também para divulgar as inscrições à 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.
SOBRE A SBPC
O tema da 76ª Reunião da SBPC este ano é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.
Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais.
Representa mais de 170 sociedades científicas afiliadas milhares de sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.
A SBPC Jovem é um evento associado à reunião anual da SBPC e acontece desde 1993. As atividades buscam incentivar o contato de estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico, despertando o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.
São três décadas de atuação, nas quais tem desempenhado papel essencial no fortalecimento das atividades de Ensino de Ciências, Popularização da Ciência, Divulgação da Ciência (DC) e Comunicação Pública da Ciência (CPC) no Brasil.
Como evento agregador, a SBPC Jovem, reúne, em cada edição, representantes de alguns dos principais movimentos dessas áreas.
São projetos destacados, grupos de pesquisa, Instituições de CT&I e de Ensino, Feiras de Ciência, Ciência Móvel e Museus de Ciência, que atuam e transformam as Reuniões Anuais da SBPC em uma grande festa das Ciências.
A edição da SBPC Jovem na UFPA contará com uma programação diária e gratuita, com oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, mostra de feiras, concursos e museus itinerantes.Entre os dias 07 e 12 de julho, o evento será direcionado a escolas de ensino fundamental, médio e técnico, públicas e privadas.
O dia 13 de julho será o Dia da Família na Ciência, com livre acesso ao público em geral, com as mesmas atrações dos demais dias. A programação da SBPC Jovem ocorrerá na Tenda da SBPC Jovem e a Avenida das Ciências.
Fonte/Foto: Fiocruz Amazônia