Fiocruz Amazônia apresenta estudos sobre rosetas em Plasmodium Vivax durante Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia

Para apresentar descobertas recentes na área da medicina tropical e aspectos da interação patógeno-hospedeiro, Manaus sedia entre os dias 4 e 6/6, o 8ª Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) e Programa de Pós-Graduação em Medicina Topical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em colaboração com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

A Diretora do ILMD / Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, apresentou durante o Whorkshop “Resposta Imunológica e Distúrbios Hematológicos na Malária”, a conferência “Insights sobre a formação de Rosettes em Plasmodium Vivax: Avanços e Perspectivas”. “Hoje apresentei os dados sobre rosetas em Plasmodium Vivax, um estudo que venho há alguns anos trabalhando, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical, para entender um pouco mais sobre esse fenômeno e, quais são os aspectos que impactam tanto na epidemiologia, quanto na patofisiologia da doença. Esse é um estudo complexo, então fiz um apanhado histórico dos trabalhos quanto a isso, do grupo e de outros grupos, em especial da Tailândia, mostrando os dados e, mais importante, a participação dos alunos de pós-graduação nessa produção de conhecimento, nos trabalhos que estão em desenvolvimento e, que também possuem parceria da UNICAMP e da Fiocruz Paraná”, explica.

O evento reúne pesquisadores, professores, profissionais e acadêmicos a nível de graduação, mestrado e doutorado, com programação científica e social, sendo realizados minicursos, palestras e workshops com representantes nacionais e internacionais da área de imunologia e hematologia. O objetivo é fortalecer a rede multidisciplinar de grupos de pesquisa em Imunologia e Hematologia na Amazônia Brasileira, com pesquisadores abordando descobertas recentes e compartilhando experiências na área da imunologia, hematologia, medicina tropical e aspectos da interação patógeno-hospedeiro.

Representam ainda o PPGBIO-Interação na programação do evento, os pesquisadores, Felipe Gomes Naveca, que abordará estudos sobre “Vigilância molecular de vírus emergentes, reemergentes ou negligenciados na Amazônia; Luís André Morais Mariúba, que apresentará “Novas abordagens para diagnóstico e proteção contra doenças infecciosas”. Juliane Correa Glória, pós-doc pelo PPGBIO-Interação, abordará o “Desenvolvimento de insumos e métodos de diagnóstico para malária”; e Tatiana Amaral, aluna de doutorado do PPGBIO-Interação, apresentará o estudo “O surgimento de um novo vírus Oropouche recombinante impulsiona surtos persistentes na região amazônica brasileira de 2022 a 2024”.

Confira aqui Programação

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), Priscila Aquino, falou sobre a importância da participação do ILMD/ Fiocruz Amazônia no simpósio, por meio do PPGBIO-Interação. “Nessa edição o PPGBIO-Interação veio a somar com esse evento, justamente para agregar nas diferentes temáticas que temos em nosso Estado, com relação aos agravos de saúde em relevância no contexto amazônico. Temos quatro programas de pós-graduação participando do evento, com diferentes vertentes sendo abordadas: medicina tropical, doenças infecciosas, biologia da interação Patógeno-Hospedeiro, imunologia e hematologia e, o PPGBIO é um dos apoiadores deste evento”, pontua.

O 8º simpósio também recebe apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), além da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) tem como objetivo a formação de profissionais em nível de Mestrado e Doutorado na área de Ciências Biológicas III, visando contribuir com o incremento da produção científica regional, ampliar a investigação em subcampos de conhecimento na área de saúde e impactar na redução de agravos de importância sanitária que persistem na região amazônica.

O curso tem como missão formar e capacitar recursos humanos na pós-graduação para o Sistema de Ciência e Tecnologia que atuem no enfrentamento de doenças infecciosas e outros agravos de saúde de importância na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, visando formar profissionais com capacidade de desenvolver pesquisas de alta qualidade acadêmica e científica, que atuem na investigação das interações biológicas, ecológicas e fisiopatológicas das endemias de alta relevância no cenário amazônico.

O programa possui uma única área de concentração, Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro, que engloba duas linhas de pesquisa: Eco-epidemiologia das Doenças Transmissíveis e Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Patógenos e seus Vetores.

Fotos: Eduardo Gomes