As eleições chegaram ao fim com vitória de Wilson Lima (UB) para o Governo do Amazonas e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República. O tão esperado resultado final, que na opinião de muitos significaria o fim de um incômodo embate de ideias e grupos, não aplacou os ânimos, contudo. No caso da presidência, os grupos bolsonaristas insuflados por anos pelo próprio presidente, têm se recusado a aceitar o resultado. No caso do governo local, um embate jurídico continua em curso.
CAMINHONEIROS E WHATSAPP
Em âmbito nacional, embora ainda seja uma incógnita a reação do presidente Jair Bolsonaro (PL), primeiro presidente a não conseguir se reeleger no Brasil, os caminhoneiros decidiram tomar as rédeas da insurgência contra o resultado das urnas. Bloqueiam rodovias em todo o País e pedem intervenção militar. Grupos de aplicativos de mensagens bolsonaristas também disseminam fake news de que há comprovação de fraude nas eleições e de que as forças armadas estão prestes a realizar uma intervenção militar no País.
EMBATE JURÍDICO
No cenário local, o candidato derrotado Eduardo Braga até seguiu o protocolo comum nesses casos, vindo a público reconhecer a derrota e desejar boa sorte a Wilson Lima. Nos bastidores, entretanto, Braga segue o mesmo scripit de sua atuação quando perdeu nas urnas para José Melo. Já está encampando um embate jurídico para obter na Justiça a cassação de Wilson. No caso de Melo, a persistência de Braga deu resultado, culminando na cassação do então governador.
AM E MG DE VIRADA
Os estados do Amazonas e Minas Gerais, que têm tradição em dar vitória ao candidato que se elege à presidência do Brasil, este ano mantiveram o costume, mas de virada. Em ambos os casos, portanto, Lula só venceu após várias horas de Bolsonaro na dianteira. Vale ressaltar, contudo, que os dois estados repetiram, até neste detalhe, o cenário nacional. Também na apuração geral, a vitória de Lula foi de virada, após algumas horas de Bolsonaro na dianteira.
MARCELO ENTRE OS ALIADOS
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que acabou não se reelegendo por conta do revanchismo da forte onda bolsonarista existente em Manaus, estava entre os principais aliados do presidente eleito Lula na apuração e na comemoração da vitória em São Paulo. Além do vice da chapa petista, Geraldo Alckmin (PSB-SP), Ramos acompanhou toda a apuração ao lado de Simone Tebet (MDB-MS) e André Janones (Avante-MG), entre outros aliados.
PRESTÍGIO NAS ALAS LULISTAS
A presença de Marcelo Ramos entre os principais aliados de Lula denota um certo prestígio do deputado amazonense nas alas lulistas. Pode significar também a ocupação de um importante cargo federal no governo Lula, já que estará sem mandato. Confirmada a eleição de Lula, Marcelo Ramos seguiu para a avenida Paulista onde, após cumprimentar Lula, se cercou dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Eliziane Gama (Cidadania-MA), além da deputada eleita Marina Silva (Rede-SP), do ex-senador Lindberg Farias (PT-RJ) e do ex-secretário de Cultura de SP, Gabriel Chalita, para acompanhar a festa da vitória.
PROTOCOLO DIGITAL
A partir desta quinta-feira (3), os usuários externos dos serviços da Suframa poderão utilizar o serviço de Protocolo Digital. Com a nova ferramenta, poderão executar ações como registrar requerimentos, documentos e processos junto à Autarquia, de forma online, evitando a necessidade de deslocamento físico até uma unidade de protocolo, tempo de espera em filas ou gastos com envio de correspondência postal. Para utilizar o Protocolo Digital, basta ter uma conta gov.br de acesso único, do nível bronze, que é o nível de segurança inicial de identificação do usuário.
POSSE
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, reassume a Procuradoria-Geral de Justiça para o biênio 2022-2024, nesta terça-feira (1º), às 16h30, no Teatro Amazonas. Antes da cerimônia de posse, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior concederá entrevista coletiva à imprensa, para falar sobre o seu plano de gestão para o biênio.
CAPRICHOSO EM FESTA
Dando início à programação especial do aniversário de 109 anos do Boi Caprichoso, foi realizada nesta segunda-feira (31), às 16h, a cerimônia de hasteamento do pavilhão azul e branco no Curral Zeca Xibelão, em Parintins. A programação de aniversário culminará com uma grande festa no sábado (5), no mesmo curral, em Parintins, com a participação de todos os itens oficial do Caprichoso.