Fim de semana de convenções e definições na cena eleitoral

Diversas convenções partidárias marcadas para este fim de semana, o último antes do final do prazo, deixarão o tabuleiro político mais definido para a campanha eleitoral de 2022, desfazendo alguns dos mistérios mantidos até agora. Já neste sábado (30), a federação PSDB/Cidadania-Amazonas realiza sua convenção partidária estadual. O evento será realizado na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, no bairro Cidade Nova, a partir das 10h.

VICE DO ‘NEGÃO’

Com a realização da convenção da federação PSDB/Cidadania, será finalmente conhecido o nome do candidato a vice na chapa de Amazonino Mendes (Cidadania). Notícias dão conta de que trata-se de seu filho, o empresário Armando Mendes, mas o nome ainda não foi oficialmente confirmado, o que se dará durante a convenção. Esse mistério, portanto, será dirimido ainda neste sábado.

PALANQUE DE BRAGA E OMAR

Também por conta da realização de convenções, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) – pré-candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente – subirão ao palanque juntos pela primeira vez na temporada eleitoral de 2022. Eles têm presença confirmada na convenção do PT, que será realizada neste sábado (30), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, às 9h. Braga e Omar também são esperados na convenção da federação Fé Brasil (PT, PCdoB e PV), neste domingo (31), às 9h, também na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

VICE DE NICOLAU

Cobiçado na onda de escassez de vices que tomou conta do cenário pré-eleitoral no Amazonas, o deputado estadual Ricardo Nicolau resistiu bravamente e terá sua candidatura ao Governo do Estado confirmada neste domingo (31), às 9h, na convenção do Solidariedade, que será realizada na quadra da Escola de Samba Unidos do Alvorada. Na ocasião, será anunciado o nome do candidato a vice na chapa de Nicolau, que também ficou sem o nome do vice até os “45 do segundo tempo”.

PSOL VAI DESATAR NÓ

Também no domingo (31), o PSOL vai tentar desatar o nó e contornar o racha que tem impedido a legenda de entrar em consenso em torno de um nome para concorrer ao Governo do Amazonas. Até agora três pré-candidatos concorrem à indicação de seus companheiros de partido: Marcelo Amil, Herbert Amazonas e Israel Tuyuka. Os militantes do partido já chegaram até a partir para as vias de fato em reunião prévia. O clima, portanto, deve ser tenso na convenção, que acontece às 15h na sede do Sulamérica.

ADJUTO PRESTIGIADO

O evento de lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Adjuto Afonso (UB) contou com a presença do governador Wilson Lima (UB) e do prefeito David Almeida (Avante), além de prefeitos do interior, vereadores, lideranças e representantes de diversos setores. A aparição do governador e do prefeito no evento que marcou o pontapé inicial da campanha do deputado mostra o prestígio que ele tem junto aos principais líderes do grupo político que ele integra.

ENCONTRO NACIONAL

A desembargadora Carla Reis, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), participa, nos dias 4 e 5 de agosto, do 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, que será sediado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Sugestões de Pauta enviada pela desembargadora e corregedora, representante do Amazonas, serão abordadas no encontro pela relevância que apresentam.

ATRATIVO PARA UNIVERSITÁRIOS

Certificado de 30 horas complementares e a possibilidade de obter isenção na inscrição e desempate em concurso público, quando previsto em edital, são os atrativos oferecidos para arregimentar universitários para participar do projeto “Agente Cívico” e trabalhar nas eleições. As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.tre-am.jus.br/eleitor/inscricao-agente-civico

PMS NA MIRA DO GAECO

Policiais militares investigados pela suposta prática de extorsão qualificada, roubo, cárcere privado, violação de domicílio e organização criminosa foram alvo, nesta sexta-feira (29), da Operação Espólio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Amazonas. Mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos pelas equipes do GAECO, da Polícia Civil do Amazonas e da Diretoria de Justiça e Disciplina, da Polícia Militar do Amazonas.