Com pescados de qualidade a preços acessíveis, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), iniciou, nesta quarta-feira (16/04), o Feirão do Pescado 2025 – edição Semana Santa, em três locais de Manaus, atendendo às expectativas dos consumidores e piscicultores da capital e de nove municípios do estado.
O Feirão do Pescado 2025 se estende até a próxima sexta-feira (18/04) na Arena Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus; no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul da capital.
A estimativa é que sejam injetados mais de R$ 2,5 milhões na economia, com a venda de mais de 100 toneladas de peixe, conforme destacou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa. “A edição do Feirão do Pescado 2025 está trazendo produtos de excelente qualidade, e os piscicultores estão vendendo seu pescado diretamente para a população. Então, o consumidor pode vir aqui ao feirão e garantir o seu peixe para a mesa durante a Semana Santa. O apoio do governo é muito importante para os piscicultores porque fortalece a cadeia produtiva*, disse.
Um dos primeiros consumidores a garantir seu peixe para o feriado, o vigilante Railson Teves, 42 anos, aprovou a qualidade do pescado e recomendou o feirão para a população amazonense. “Como eu já estava aqui perto, vim comprar o peixe para a Semana Santa; comprei matrinxã. Um peixe bom, novinho, de boa qualidade, e o preço também está ótimo. Para quem tiver condições de vir, eu indico, o preço e os peixes são de boa qualidade”, declarou.
Apoio
Com subsídio e estrutura do Governo do Amazonas, o Feirão reúne mais de 45 piscicultores e comerciantes, que disponibilizam três espécies de pescado: tambaqui, matrinxã e pirarucu. O Feirão do Pescado conta com produtores e piscicultores das cidades de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara, Autazes, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Coari e Maués, além da capital.
O piscicultor Aluizio Glória, 66 anos, veio do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) para comercializar o pescado do interior do estado. Ele elogiou a estrutura garantida pelo Estado e revelou a alta expectativa para as vendas no feirão.
“A expectativa de venda é das melhores, sempre foi boa, porque a cada ano melhora. Temos uma boa estrutura nas feiras da ADS e só temos a agregar com nosso produto, que vem de Maués para o povo de Manaus. Então, mais uma vez, vamos fazer jus à alimentação da Semana Santa, que é o peixe”, comentou.
Além da comercialização de pescado, o Feirão conta com serviço de limpeza e retirada de espinhas dos peixes, além de estandes das feiras da ADS, com a venda de frutas e hortaliças fornecidas diretamente pelos produtores rurais.
Funcionamento
Durante os dois primeiros dias, quarta e quinta-feira (16 e 17/04), a população poderá adquirir o pescado das 7h às 19h. Na sexta-feira, feriado da Semana Santa, a venda ocorrerá das 7h às 13h.
Fotos: Arthur Castro/Secom