Feira Sustentável da Casa Coletiva Florescer e 3° Encontro das As Amazonas: Construindo um Futuro Feminista e Sustentável na Amazônia

A Casa Coletiva Florescer, é construída por diversas frentes como o Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (IAJA) e o Coletivo de mulheres As Amazonas, que abrirá suas portas ao público no dia 2 de dezembro deste ano, em um evento que promete ser um marco para a comunidade amazônica. A Casa, concebida como um espaço coletivo e colaborativo, tem como propósito inspirar diálogos construtivos e formativos, buscando contribuir com as comunidades amazônidas.

O Diretor Presidente do IAJA, Marcos Rodrigues, destaca que a Casa Florescer é um espaço inovador de conexão entre comunidades, sociedade civil organizada, artistas, fazedores de cultura e empreendedores da economia solidária. “Quero convidar todas, todos e todes a participarem desse grande momento de inauguração da Casa Florescer e somar com essa grande ação.

O evento, será sábado durante todo o dia, com brechó, culinária, autocuidado, roda de conversas, apresentações culturais, shows de artistas, performances, oficinas e espaços kids. Participarão da programação empreendimentos solidários, entidades parceiras, associações, cooperativas, comunidades indígenas, artesãos, grupos e projetos ligados a universidades e institutos, empreendimentos da agricultura familiar e camponesa, e feiras locais e regionais, além de diversos Coletivos.

Encontro As Amazonas

No mesmo dia, ocorrerá o 3° Encontro das As Amazonas, com o tema “Construindo um Futuro Feminista e Sustentável”. Ana Vitória, coordenadora do coletivo, destaca que o encontro será um espaço de reflexão e conexão, onde serão compartilhadas ideias, histórias e estratégias para fortalecer o protagonismo feminino na construção de um futuro sustentável e igualitário na Amazônia.

‘’Estamos ansiosos para criar laços, trocar saberes e impulsionar ações que promovam a vida, a justiça social e a preservação da Amazônia. A presença feminina na Amazônia desempenha papéis cruciais na preservação ambiental, na comunidade e na cultura. Mulheres têm conhecimento ancestral sobre plantas medicinais, práticas agrícolas adaptadas ao ambiente e lideram iniciativas de educação ambiental”, evidencia.

O evento visa explorar a essência do feminismo amazônico na luta pela vida, promovendo a valorização da natureza e a importância de práticas sustentáveis. Durante o encontro, haverá rodas de conversa para mergulhar na riqueza do conhecimento e da experiência das mulheres da Amazônia, destacando como o feminismo é intrínseco na preservação da vida na região. A construção de um futuro sustentável na Amazônia passa pelo reconhecimento e fortalecimento do papel das mulheres.

Convidamos a imprensa a participar desse momento significativo, destacando o compromisso com a construção de uma Amazônia mais justa, sustentável e igualitária.