O aumento do número de assaltos a embarcações na orla de Manaus e municípios do interior levou o deputado estadual Fausto Jr. (PV) a cobrar do Governo do Estado o aumento do policiamento fluvial na capital e interior. “A violência chegou aos rios da nossa região, com ação de piratas atingindo inclusive aos moradores ribeirinhos”, alertou o deputado.
O parlamentar disse que recebe constantemente notícias de assaltos a barcos, balsas e flutuantes que utilizam os rios do Amazonas. Segundo o deputado, na maioria dos assaltos, os criminosos são violentos e colocam em risco a vida de passageiros e tripulantes. “Mais de 800 mil pessoas no Amazonas usam o transporte fluvial, porém a onda de assaltos está fazendo as pessoas desistirem de viajar”, afirmou Fausto Jr.
Fausto Jr. citou a comunidade do Murituba, na zona rural de Codajás, no interior do Amazonas. Na localidade, os moradores são proibidos de navegar à noite pelos rios, sob a pena de serem mortos por traficantes. “A região virou um verdadeiro faroeste. O povo ribeirinho está com medo de tanta violência praticada pelos criminosos”, criticou Fausto.
A falta de fiscalização nos rios que fazem fronteira com o Amazonas também foi criticada pelo deputado. Ele ressaltou que a Polícia Federal deve possuir armamento pesado para enfrentar piratas e traficantes que atuam nas fronteiras com a Venezuela, Colômbia e Peru. “Chegou a hora do presidente Bolsonaro (Jair) cumprir a promessa de campanha, que é dar condições à Polícia Federal para enfrentar os criminosos que utilizam nossos rios”, cobrou o deputado.