Com a realização da cerimônia “Melhores do Ano 2024”, a Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) reconheceu os grandes destaques do esporte universitário no Amazonas. A premiação ocorreu na sexta-feira (06/12), no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), em Manaus, e homenageou atletas, técnicos, instituições e parceiros. Esta cerimônia de gala destacou os resultados do ano, consolidando a importância do esporte nas instituições de ensino superior (IES).
Destaques da Cerimônia
A Faud premiou 16 atletas em seis modalidades esportivas e quatro equipes que se destacaram no voleibol, vôlei 4×4 e basquete 3×3. A presidente da Faud, Lilian Valente, expressou sua satisfação ao reconhecer o empenho de todos os envolvidos nas atividades da federação ao longo de 2024. Para ela, a premiação é uma forma de demonstrar gratidão e reconhecimento pelo trabalho árduo de atletas e parceiros.
“É com muito trabalho e dedicação que o esporte universitário cresce a cada ano. Essa premiação reflete o apoio de todos que acreditam na Faud e no potencial dos nossos atletas”, afirmou Valente.
Premiação das Instituições
O grande destaque entre as Instituições de Ensino Superior foi a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que conquistou o primeiro lugar no ranking geral da Faud, somando 404 pontos. Klélia Santos, coordenadora de Esporte, Lazer e Cultura da Ufam, ressaltou que essa conquista evidencia o investimento da universidade na formação de seus alunos-atletas. “O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento acadêmico, físico e emocional de nossos estudantes”, destacou.
A Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) e o Centro Universitário do Norte (Uninorte) ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 253 e 239 pontos.
Conquistas Individuais
Larissa Monteiro, estudante de Educação Física da Uninilton Lins, foi premiada pelo segundo ano consecutivo na modalidade beach tennis. Ela se destacou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, conquistando medalhas de ouro e bronze. “Receber esse reconhecimento é gratificante e reflete o esforço de todos os atletas que equilibram treinos e estudos”, afirmou Larissa.
Conquista Nacional
A Faud e as instituições amazonenses também brilharam em nível nacional. O Amazonas alcançou a 17ª posição no Troféu Eficiência – Felipe Luna, com 627 pontos, enquanto a Uninilton Lins ficou em 16º lugar no Troféu Eficiência – Professor Luizão. Ambos os prêmios foram conquistados por meio da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).
Fotos: Divulgação/ Faud