A premiação reconhece pesquisadores, profissionais de comunicação e professores com destacada trajetória no estado .
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou os vencedores da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (15/12), durante sessão virtual, transmitida pelo canal do YouTube da instituição.
A premiação visa reconhecer publicamente pesquisadores, profissionais de comunicação e professores do Programa Ciência da Escola (PCE) com destacada trajetória no estado, relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico do Amazonas, além de estimular a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido no estado.
Os vencedores do Prêmio Fapeam de CT&I recebem troféus, certificados e bolsas para apoiar suas carreiras. A premiação é financiada com recurso exclusivo do Governo do Estado que reconhece e valoriza os trabalhos de pesquisadores das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Biológica e Inovação, além de profissionais de comunicação e pesquisadores da educação básica, que desenvolvem projetos científicos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).
Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, falou das conquistas na área de CT&I alcançadas no estado, a começar pelo reposicionamento dessa área como estratégica, prioritária e estruturante para o desenvolvimento do Amazonas, apontando que em quatro anos a Fapeam investiu mais de R$ 400 milhões para avanço da ciência e tecnologia.
Esse montante possibilitou o lançamento de 89 programas, sendo 26 inéditos, que permitiram o desenvolvimento de pesquisas básicas, aplicadas, tecnológicas e de inovação apoiadas pelo governo do estado. Dentre esses investimentos e programas inéditos, a Fapeam lançou em 2021 o Prêmio Fapeam de CT&I, agora está em sua segunda edição.
“O grande objetivo desse Prêmio é reconhecer publicamente a excelência do trabalho que é desenvolvido pelos nossos pesquisadores, pelos profissionais de comunicação e pelo professor ciência na escola para que se sintam valorizados e acolhidos e, isso tem sido feito ao longo desses anos”, ressaltou Márcia Perales.
Na oportunidade, a diretora-presidente da Fapeam, também agradeceu ao governador Wilson Lima pelo apoio irrestrito às áreas de CT&I, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), aos colaboradores da Fapeam, às instituições parceiras e a todos os pesquisadores, tanto os que concorreram ao prêmio quanto aos que não concorreram. “Todos nos possibilitam ter hoje uma política de CT&I consolidada no Amazonas”, acrescentou.
A partir de segunda-feira (19), a Fapeam entrará em contato com os vencedores para que os mesmos possam receber os respectivos prêmios.
O Prêmio é estruturado em quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola.
Confira os nomes dos vencedores:
Categoria Pesquisador Destaque:
Ciências Humanas: Iolete Ribeiro da Silva;
Ciências Exatas e da Terra: Leandro Aparecido Pocrifka.
Categoria Pesquisador Inovador:
Inovação para o setor público: Luadir Gasparotto;
Inovação para o setor empresarial: Emersom da Silva Lima.
Categoria Profissional de Comunicação:
Telejornalismo: Ibrahim Ossame Tavares;
Internet: Leandro Virgílio Guerreiro Tapajós Filho.
Categoria Pesquisador Ciência na Escola:
Engenharias: Lucas Santos Fernandes;
Ciências Exatas e da Terra: Willer Hermeto Almeida da Silva;
Ciências Biológicas: Ana Caroline Gomes de Lima;
Ciências Agrárias: Pollianna Almeida da Silva;
Ciências Humanas: Erivaldo da Silva Glória;
Linguística, Letras e Artes: Genildo da Silva Nobrega.
Fonte: Fapeam