Faixas de pedestres continuam sendo revitalizadas

Faixas de pedestres continuam sendo revitalizadas. Esta quinta-feira (17) os agentes de Trânsito estiveram em frente de unidades de ensino em diversas zonas da cidade.

Faixas de pedestres continuam sendo revitalizadas

Além da revitalização, os agentes se posicionaram em frente às escolas para orientar a travessia de estudantes, pais e pedestres em geral.

Foram feitas revitalizações de faixas em frente das escolas municipais João Alfredo, bairro da Paz, zona Centro-Oeste e Professor Heleno Nogueira dos Santos, Colônia Terra Nova, zona Norte.

No Centro, a operação foi em frente à escola Barão do Rio Branco e escola Djalma Cunha Batista, no Japiim, zona Sul.

A orientação aos motoristas sobre o respeito à faixa de pedestres está sendo feita pelo próprio diretor de Engenharia do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Uarodi Guedes.

IMMU continua revitalização de faixas de pedestres

Revitalizações

De acordo com Guedes, em todo início de ano letivo são feitas as revitalizações das faixas de pedestres junto ao trabalho de conscientização.

As escolas que têm as faixas apagadas – ou ainda aquelas que não têm – , nesta operação serão atendidas , tanto com sinalização horizontal, quanto vertical.

O papel do motorista

Configura-se papel do motorista deixar o pedestre atravessar, a não ser que haja um semáforo com luz verde para veículos.

O carro deve parar antes da faixa – e não em cima -, e continuar a andar apenas quando a pessoa tiver completado a travessia.

Sobre crianças e idosos

É fundamental que o motorista preste atenção redobrada quando os pedestres forem crianças ou idosos, tendo em vista que eles nem sempre irão atravessar de maneira regular.

Quase sempre estão distraídos.

Uarodi explica que qualquer motorista  que visualize uma faixa de pedestre, deve reduzir a velocidade e observar bem, porque sempre tem alguém querendo atravessar.

“Quanto aos pedestres, estes devem fazer o sinal de parada para que os motoristas visualizem. Depois disso, é só atravessar”, ensina.

Fonte: IMMU