Evento Apoiado Pela Abraciclo Discute os Caminhos da Reforma Tributária

Reunião virtual promovida pela Fundação Getúlio Vargas vai abordar os impactos da reforma nas finanças dos estados

O projeto Diálogos Amazônicos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realiza a sua quarta edição nesta segunda-feira (10 de abril) com a discussão do tema “Caminhos da Reforma Tributária”. Com apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, a reunião virtual vai analisar como as mudanças poderão impactar as finanças dos estados.

A criação de um Grupo de Trabalho na Câmara dos Deputados ampliou ainda mais as discussões sobre esse tema. É que parte dos integrantes do governo federal e de diversos setores da sociedade acreditam que a criação do IVA (Imposto sobre Valor Adicional) em substituição ao PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS, é a opção mais indicada para o momento atual. Por outro lado, representantes de setores, como o de serviços e da agropecuária, mostram preocupação com o possível aumento em suas cargas tributárias.

Para discutir os impactos da reforma tributária para as finanças dos estados, a FGV convidou os secretários Alex Del Giglio (Fazenda do Estado do Amazonas), Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt (Economia de Goiás) e Renê de Oliveira Garcia Junior (Fazenda do Estado do Paraná). A proposta da Fundação é ouvir representantes de estados com características bem distintas para seja possível ter uma visão mais ampla das mudanças.

“Discussões como essa são importantes. A reforma tributária é necessária e deve levar em conta as diferenças regionais. Por isso, a Abraciclo apoia eventos que ajudem os cidadãos ter um melhor entendimento de como as mudanças podem influenciar no seu cotidiano”, afirma o diretor-executivo da Abraciclo, Paulo Takeuchi.

O evento on-line começa às 19h (horário de Brasília), no canal do YouTube da FGV, e tem transmissão ao vivo e aberta a todos os interessados. A moderação será dos professores da FVG, Márcio Holland e Daniel Vargas.

Para saber mais e se inscrever, clique aqui.