A estrutura será responsável pelo tratamento do esgoto e, ao final deste ano já terá capacidade para tratar mais de 7 milhões de litros de esgoto por dia.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, localizada no bairro Raiz, já ultrapassou 60% de execução da obra. Nos últimos dias, o local recebeu uma força-tarefa que envolveu mais de 70 colaboradores para realização da concretagem do primeiro módulo do reator UASB – que será responsável pelo tratamento biológico de todo esgoto coletado e transportado até a estação. No total, foram aplicados mais de 415m³ de concreto.
De acordo com o gerente de Engenharia da Águas de Manaus, Wendel de Souza, o serviço foi realizado com a participação de mais de 70 colaboradores e utilização de equipamentos e técnicas específicas para a realidade de Manaus. “Além da mão de obra dos colaboradores, contamos ainda com a utilização de 60 caminhões durante este período. Devido ao grande volume e às altas temperaturas de Manaus, utilizamos gelo na confecção do concreto. Esta é uma técnica utilizada em grandes obras, onde o volume de concreto é grande a o controle térmico é mais desafiador”, destaca.
Além do reator UASB, a elevatória de esgoto bruto da ETE também recebeu concretagem. A estrutura é responsável por bombear o esgoto que chega na estação até o local onde o efluente irá receber o tratamento biológico.
A primeira etapa da estação será entregue até o final deste ano e já estará apta para tratar mais de 7 milhões de litros de esgoto por dia. A obra está dividida em quatro etapas. De acordo com o cronograma da concessionária, cada etapa será entregue em um ano. Com isso, a estação estará com a operação completa no final de 2027.
“Ao entregarmos a estação, no final de 2027, teremos a capacidade de tratar mais de 31 milhões de litros de esgoto por dia. Este volume todo receberá o tratamento adequado antes de retornar à natureza livre de contaminações”, ressalta Wendel de Souza.
O efluente tratado na estação será devolvido ao Igarapé do 40, considerado um dos principais corpos hídricos da capital amazonense. Ele nasce no bairro Zumbi – localizado na zona Leste – e se estende até o bairro Cachoeirinha, na zona Sul da cidade.
A ETE Raiz será uma das maiores da região e receberá o esgoto coletado de bairros como Petrópolis, Japiim, Praça 14 de janeiro, Cachoeirinha, São Francisco e Armando Mendes.
Trata Bem Manaus
A construção de ETE Raiz faz parte do programa Trata Bem Manaus, que como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.
Hoje, Manaus conta com mais de 100 estações de tratamento. A previsão é que sejam construídas mais de 70 novas estações, além da implantação de mais de 2,7 milhões de metros de rede coletora.
Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação – Águas de Manaus