Dando sequência ao Programa de Educação Cidadã, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, recebeu, na tarde desta quarta-feira (13), a visita de 38 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, localizado no Conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, na Zona Centro-Oeste de Manaus.
Os estudantes estiveram no Parlamento estadual na companhia da coordenadora da escola, Edilaura dos Santos; do professor de Sociologia, Eduardo Ribeiro Filho; e do professor de Matemática, Jackson Souza.
Durante a permanência na Aleam, os alunos tiveram a oportunidade, em um primeiro momento, de assistir a uma palestra sobre Educação Cidadã, na sala 4, da Escola do Legislativo. Em seguida, eles conheceram as instalações do Plenário Ruy Araújo. Pela manhã, outros 28 alunos do mesmo estabelecimento de ensino participaram do mesmo programa desenvolvido pelo Poder Legislativo amazonense.
Segundo o professor Eduardo Ribeiro Filho, a vinda dos alunos à Assembleia fez parte da Jornada Pedagógica e foi algo muito bom, como que “um divisor de águas”, principalmente em razão da didática empregada pela Escola do Legislativo no programa. “Eles se divertiram aprendendo porque não é uma didática que frustra uma criança, mas que envolve”, observou Eduardo. De acordo com ele, a visita culminará em outras atividades a serem realizadas pelos estudantes na escola, a exemplo da elaboração de redação e encenação de peça teatral sobre os assuntos que absorveram na Casa Legislativa.
A pedagoga da Escola do Legislativo, Josy Kelly Rocha Martins, classificou a atividade como bem proveitosa. “Os alunos participaram bastante, interagindo e mostrando a visão deles da política”, frisou a Josy. Ela ressaltou que, a partir do relato dos alunos foi possível ampliar a compreensão dos conceitos trazidos por eles. “Mostramos a importância da participação política deles, dentro de suas realidades, com escolhas mais conscientes, que levem em consideração o bem comum de todos, e não somente o individual”, destacou a pedagoga.
O aluno Frederico Sidou dos Santos, de 11 anos, disse que estar participando do Programa Palestra de Educação Cidadã foi uma experiência maravilhosa. “Eu sempre gostei da Therezinha Ruiz e do Serafim Corrêa e hoje eu pude conhecer a bancada deles”, afirmou Frederico. Conforme o estudante, o que ele vivenciou na Aleam servirá de estímulo para ele se esforçar ainda mais nos seus estudos