O Programa Parlamento Jovem (PPJ) elegeu mais dois estudantes como deputados titulares, e seus respectivos suplentes, que participarão da edição de 2021. Já foram eleitos 20 alunos, e até o próximo dia 17 de novembro, as últimas quatro vagas serão preenchidas. O PPJ é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Na última sexta-feira (5) a Escola Estadual Antovila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, elegeu os 19º e 20º alunos deputados. A escolha ocorreu após a palestra realizada pela equipe de técnicos da Escola do Legislativo sobre cidadania, processo eleitoral e importância do voto. “Nessa escola ocorreu um empate, o que não é comum”, disse a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, coordenadora do PPJ; porém, explicou a gerente, “diante da qualidade e interesse dos alunos, optamos por permitir que os dois participem do Programa”. Normalmente cada escola elege apenas um aluno-deputado, e seu respectivo suplente.
A programação inclui mais quatro escolas, que receberão a equipe da Aleam durante as próximas duas semanas. Essa fase encerra no próximo dia 17, com visita a Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada no bairro Adrianópolis, onde será eleito o 24º aluno-deputado.
Parlamento Jovem
O programa foi criado pela Resolução Legislativa nº 375/2008 e, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), promove palestras nas escolas púbicas sobre cidadania, processo eleitoral e legislativo.
Após a palestra realizada pelos técnicos da Aleam, é realizada a eleição pelos próprios estudantes, que escolhem seu representante. Durante duas semanas os alunos-deputados conhecem a rotina parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato. Cada um dos 24 jovens deputados eleitos é apadrinhado por um deputado estadual.
Geanne Valente, diretora da Escola do Legislativo, reforça o compromisso da Mesa Diretora da Aleam em contribuir para a formação de jovens conscientes politicamente e comprometidos com seu papel de cidadão. “O Parlamento Jovem é uma oportunidade para que esses alunos, esses jovens, aprendam sobre política, democracia e o Poder Legislativo”, afirmou a diretora.