Vasco suspende o time de basquete e anuncia que está fora do NBB 2019/2020

O Vasco anunciou neste sábado que não irá participar da próxima edição do Novo Basquete Brasil ( NBB ). Em comunicado, o clube carioca informa que suspendeu as atividades do basquete profissional por uma temporada por questões financeiras. A ideia da diretoria é a de destinar um patrocínio que seria para o time basquete para as categorias de base do futebol.

“Trata-se de uma medida motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros. Decisões como esta, por vezes dolorosas, fazem parte deste processo de recuperação financeira que está em curso no Clube, condição indispensável para que o Vasco da Gama, o mais brevemente possível, faça jus à tradição de estar presente, com força, em todos os esportes”, diz parte da nota.

Agora, para voltar ao NBB, o Vasco terá de disputar novamente a Liga Ouro, espécie de Segunda Divisão do basquete nacional. Neste sábado, termina o prazo da Liga Nacional de Basquete para definir os times que vão disputar a próxima edição do NBB.

O Cruz-Maltino retomou com o basquete profissional em 2015/2016 justamente quando venceu a Liga Ouro. Em três edições no principal campeonato de basquete do país, os vascaínos ficaram em nono lugar (2016/2017), 11º (2017/2018) e 13º (2018/2019).

Na última, edição o Vasco correu risco de ser rebaixado (o último colocado cai para a Liga Ouro), mas terminou em penúltimo.

Veja a nota oficial da equipe:

Em árduo processo de reestruturação financeira, o Club de Regatas Vasco da Gama comunica que suspendeu as atividades do basquete profissional por uma temporada. O Clube lamenta por tomar decisão sem dúvida alguma impactante para torcedores e profissionais de uma modalidade tão tradicional e com histórico de conquistas inestimáveis. Trata-se de uma medida motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros. Decisões como esta, por vezes dolorosas, fazem parte deste processo de recuperação financeira que está em curso no Clube, condição indispensável para que o Vasco da Gama, o mais brevemente possível, faça jus à tradição de estar presente, com força, em todos os esportes. Por fim, o Clube agradece aos serviços prestados pelo Vice-Presidente de Quadra e Salão, Jorge Veríssimo, à frente da pasta. Respeitamos sua decisão de se desligar da VP e em breve anunciaremos um novo nome para substitui-lo

Fonte: O Globo