Pan-Americano Masters 2020 no Rio terá moeda digital

Tente imaginar homens e mulheres, com quase 100 anos de idade, correndo uma prova de 100 metros rasos. A cena é possível em competições como os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020. O evento reúne 24 esportes em 44 modalidades.

“A característica deste movimento é a inclusão. A gente consegue trazer de volta o ex-atleta para o esporte, e a população como um todo”, explica Carlos Fontenelle, presidente do Comitê Organizador, lembrando que a cidade do Rio de janeiro venceu Cáli (Colômbia) e Cleveland (EUA) na disputa por receber a International Masters Games Association (IMGA).

“O fato de sediar os Jogos Olímpicos (2016) pesou nesta escolha, inclusive vamos utilizar 25 instalações deste legado”, esclarece Fontenelle.

O Pan-Americano de Masters será disputado de 4 a 13 de setembro de 2020. As inscrições começam a partir de outubro na internet e vão custar U$$ 100 aos brasileiros e U$$ 200 aos estrangeiros.

Segundo os organizadores, estudo da Fundação Getúlio Vargas estima que R$ 150 milhões sejam deixados na economia local por cerca de 10 mil participantes, divididos entre atletas, familiares e amigos que acompanham os competidores. E a expectativa do Comitê Organizador é de um retorno ainda mais alto.

“Ele é Pan por ser disputado nas Américas, mas pessoas de qualquer parte do mundo podem se inscrever. Acreditamos que cerca de 40 mil pessoas vão circular pela cidade durante uma semana, por isto a competição tem o apoio da Prefeitura e de toda área do Turismo”, revela Fontenelle.

Moeda virtual

O evento terá ainda uma moeda virtual brasileira, desenvolvida pela empresa WiBX, de São José dos Campos (SP).

“A gente transformou a premissa do ter que gastar para ganhar, por compartilhar para ganhar ‘WiBX’, uma moeda digital em valor monetário real”, conta Cássio Rosas, diretor de Marketing.

Ele elencou o que motivou a empresa a se associar ao Pan de Masters Rio 2020. “Queremos ver uma grande massa fazer uso desta moeda no dia a dia de uma economia real. Dentro do evento, as pessoas vão poder pagar pelos produtos e serviços do Pan com WiBX. Eles vão ganhar esta moeda, divulgando os conteúdos do próprio Pan pela internet”.

O pagamento com a WiBX é feito com Código QR. Além disso, o consumidor poderá adquirir a moeda virtual comprando-a no Mercado Bitcoin, principal corretora de moedas digitas do Brasil.

Fonte: Agência Brasil